A Ciência Econômica é uma ciência social que estuda, entre outros fenômenos, a forma como os indivíduos se comporta dentro de um determinado contexto social. Estes estudos, enquanto ciência, pode basear-se:
I - No método indutivo, que se baseia nas análises de diferentes fatores para que se chegue a uma conclusão.
II - No método dedutivo, que parte da relação de fatos para se criar conclusões a partir das respectivas relações.
III - No método misto, que induz e deduz a partir dos fatos, as premissas que levam a conclusão dos fatos.
Diante dos itens apresentados:
a.Apenas o item III está correto
b.Os itens I e III estão corretos
c.Apenas o item I está correto
d.Os itens I e II estão corretos
e.Os itens II e III estão corretos
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra B. Os itens I e III estão corretos
Explicação: Os métodos indutivo e dedutivos são dois tipos de raciocínios utilizados para analisar se uma informação é válida ou não.
Dessa forma, por meio de premissas e proposições, é analisado se existe uma conclusão válida para o que foi afirmado.
Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. As conclusões encontradas nesse método já estavam nas premissas analisadas anteriormente e, portanto, ele não produz conhecimentos novos.
Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral. Diferente do método dedutivo, onde a conclusão está implícita nas premissas, aqui, sua conclusão vai além desses enunciados. Assim, o método indutivo é mais amplo sendo muito utilizado nas ciências.
As Ciências Econômicas, baseiam-se nos métodos indutivos e dedutivos, Portanto, alternativa D, apenas os itens I e II, estão corretos.
O método indutivo, tem um grande papel nas Ciências Econômicas, pois parte da observação de determinados fenômenos (sociais e históricos) que são classificados e comparadas, a fim de estabelecer a generalizações.
Enquanto o método dedutivo, parte do geral para o particular, ou seja de uma lei ou generalização na qual busca-se sua comprovação no resultado final, ou seja em sua particularidade.
Exemplo: As mulheres no mundo todo, recebem menos que os homem (generalização). As mulheres no Brasil, recebem 11% a menos que os homens. (particular)
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25912902