Pedagogia, perguntado por daylinemendes2015, 10 meses atrás

A CIÊNCIA É SEMPRE NEUTRA?

Soluções para a tarefa

Respondido por natallysatinny
0

Com a posição dos autores acima elencados, notamos claramente, que a neutralidade da ciência é um mito. No entanto surgem duas perspectivas quanto a sua não neutralidade.

Uma que se refere aos interesses dos dominadores em incentivar a ciência e através disto manter o controle social. Ou seja, a saber, quem nunca observou os rótulos de produtos com dizeres: “comprovados cientificamente”, “não agride o meio ambiente”, ou “possui o selo de...”, e assim por diante, será mesmo que tais afirmações são válidas? Sob qual mandamento tornam-se indiscutíveis? O controle social existe nestas assertivas? Trata-se de uma face da ciência que merece atenção.

Por outro lado, temos que a ciência tem como fundamento o melhoramento da vida humana, tal como Francis Bacon afirmou, Marcuse reafirma, no entanto explica que esta é a vertente política da ciência, vertente interna da ciência, e não externa carregada de interesses da classe dominante, ou seja – o controle social. Esta afirmação deveria ser dogma na ciência e para os cientistas – o melhoramento da vida humana – tal afirmação, transpassa interesses de classes, e atinge toda a humanidade, neste aspecto a ciência se faz valer como instrumento indispensável ao desenvolvimento humano, caso contrario, transforma-se em Frankenstein.

Perguntas interessantes