a ciencia e a filosofia caminham de mãos dadas por que quando a uma teoria devemos divida as duas?
Soluções para a tarefa
Trata o presente trabalho de uma análise da relação entre a Ciência e a Filosofia, através do estudo da obra “A Teoria da Ciência Jurídica”, de autoria do mestre Willis Santiago Guerra Filho. É desenvolvida uma visão sobre o que é a filosofia em geral, o que esta representa em uma sociedade moderna como a que se vivência nos dias atuais e por fim a importância da filosofia para o pensamento atual. É também abordado o fenômeno da busca pela técnica do pensamento que é utilizada na atualidade. Busca-se, por meio da observação do conhecimento filosófico desde a Grécia antiga verificar as mudanças ocorridas na filosofia e atual produção filosófica, procurando deste modo, compreender o porque da mínima produção filosófica atual verificada.
Palavras- chave: ciência e filosofia, pensamento filosófico, nova filosofia, pensamento técnico-científico.
1. CIÊNCIA E FILOSOFIA
A sociedade vivência hoje, um período onde o pensamento é voltado para a técnica, para as ciências exatas. Isto se deve ao fato de este tipo de conhecimento ser capaz de oferecer respostas aparentemente incontestáveis, possibilitando assim, certa certeza sobre a verdade do conhecimento e conseqüentemente uma aparente resolução do problema.
Ocorre que, a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. Na realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso, ou seja, esta sempre evoluindo e despertando o filosofo a conceitos e características que antes não havia percebido.
Devido a este caráter de mutabilidade das respostas que a filosofia traz para aquele que a estuda, acaba-se por acreditar que o pensamento filosófico possui menor importância que o técnico-científico.
A filosofia surgiu a partir do momento em que o homem passou a pensar e buscar as respostas para suas indagações a partir de um pensamento racional, não aceitando explicações meramente religiosas ou baseando-se numa natureza mitológica. Nota-se que o filósofo é aquele que surgiu com o intuito de questionar pois só a partir do questionamento se pode alcançar a verdade.
Para se chegar ao conceito de o que seria a Filosofia, é necessário observar que a resposta para essa questão não é encontrada apenas nos conceitos antigos e pré-estabelecidos do que seria a filosofia, mas sim na atitude de filosofar sobre a filosofia, ou seja questionar o que é filosofia, debater seu significado e buscar suas conclusões, que serão assim o seu conceito sobre o que a filosofia é.
A filosofia possui atributos que permitem que esta seja claramente diferenciada da ciência.
O primeiro atributo é a reflexividade, que é a característica da filosofia ser também objeto dela mesma, pois ao mesmo tempo em que esta é técnica, ela é o objeto de estudo.
O segundo atributo é a circularidade, este decorre um pouco da reflexividade, pois a filosofia não possui um progresso retilíneo, muito pelo contrário o progresso é circular, pois os questionamentos que foram debatidos no passado podem ser debatidos novamente na busca de uma verdade mais completa. Exatamente devido a isto que a filosofia antiga não é completamente descartada, pois sempre pode-se chegar a novas conclusões e conhecimentos a partir de indagações filosofadas no passado.
A filosofia possui caráter aporético, pois tem a presença dela mesma como objeto de suas questões, o que conseqüentemente faz com que a mesma não seja possivelmente solucionada.
Devido a essa característica da filosofia ser circular na sua forma de pensar, que esta foi parcialmente abandonada pela sociedade moderna, pois para muitos não há um ponto de chegada alcançável através da filosofia, desta forma, a produção filosófica na atualidade é bastante escassa o que é um imenso erro. Pois até mesmo a filosofia ruim é um progresso, pois contestando a má filosofia se realizará outra filosofia que pode ser melhor, ou ao menos trará algo novo.
É certo que, filosofar é exatamente isso, questionar, porem se não há mais produção filosófica, não há mais questionamentos, conseqüentemente não se debate mais os assuntos o que provoca um esquecimento da filosofia.
O abandono da filosofia é um perigo já que não se buscará mais a formulação de respostas a partir de posicionamentos e idéias diferentes, levando a sociedade a responder seus questionamentos sempre da mesma forma, a partir de respostas já estabelecidas.
A filosofia possui sua importância baseada exatamente na busca por novas respostas e em um novo modo de pensar a realidade do mundo em que vivemos.
Resposta:
pode me ajudar na minha última pergunta?pfvrrrr