A ciência considerou que a rota mais provável das populações que saíram da Sibéria e chegaram ao atual Alasca para se espalharem pelo continente americano, há pelo menos 15 mil anos, teria sido uma ponte terrestre que ligava a Ásia à América do Norte, onde hoje fica o Estreito de Bering. Com a última glaciação chegando ao fim, a retração de duas enormes geleiras que cobriam essa área teria formado um corredor, que teria permitido a passagem dos povos asiáticos”.
A partir do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre os estudos que procuram compreender os primeiros grupos humanos que povoaram a América.
A
A hipótese que aponta a travessia pelo estreito de Bering é a única aceita pelos cientistas, a partir do trabalho de datação nos vestígios.
B
Não existem sítios arqueológicos dos primeiros habitantes da América no Brasil, uma vez que nenhuma das rotas chegou a esse território.
C
A única hipótese aceita pelos cientistas é que houve uma travessia da Europa à América, pelo oceano Atlântico, com o uso de barcos de couro.
D
A travessia pelo estreito de Bering foi possível a partir da glaciação, quando os mares abaixaram e o caminho se congelou, permitindo que o trajeto fosse feito à pé.
qual é a resposta correta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
acho que é a letra D
Resposta:
a letra D
Explicação:
De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.