A cidade resplandecia. Toda a porcaria que por lá houvesse – e era muita devido aos grandes ajuntamentos de gente, lixo e cavalgaduras -, tornava-se coisa sem importância face aos grandes prodígios civilizacionais que constantemente aí se revelavam. Tristeza e bairros pobres também havia, mas o bulício das avenidas, os domingos, as marchas militares, os monumentos, a luz e as montras de Natal faziam crer que talvez isso um dia se resolvesse e toda a cidade se reinventaria de novo, candeeiros altos e edifícios mais azuis e brilhantes que um céu descoberto. A certeza disto era tanta que os camponeses resolveram deixar as suas leiras.
[Disponível em: Acesso em 04 dez. 2020 (adaptado)]
O movimento migratório descrito pelo texto foi motivado pela:
a) influência social e econômica do desenvolvimento dos espaços urbanos.
b) diminuição da produtividade pela degradação ambiental das áreas rurais.
c) redução da segregação socioespacial marcante no processo de urbanização.
d) valorização do meio rural provocada pela modernização das práticas agrícolas.
e) necessidade de mão de obra qualificada no setor terciário nos centros urbanos.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A.
a. (V) O texto descreve um movimento migratório do campo para a cidade (êxodo rural) associado à idealização do espaço urbano, que “resplandece”, que se apresenta como dinâmico, capaz de se reinventar. Dessa forma, observa-se que, mesmo perante problemas de infraestrutura e de ordem socioeconômica, há um deslumbramento frente ao progresso econômico e tecnológico manifestado pela paisagem e pela vida urbana, o que mobiliza os camponeses e demonstra a influência social e econômica das áreas urbanas.
b. (F) A degradação das áreas rurais e a consequente perda de produtividade constitui um aspecto recorrente em situações de deslocamento populacional do campo para a cidade. No entanto, o texto não faz referência a elementos, como impactos ambientais ou outras alterações causadas pela ação no meio físico, que permitam associar esse fator ao fluxo migratório em questão.
c. (F) O texto faz menções a problemas urbanos, como a questão do lixo, grandes “ajuntamentos de gente” e a existência de bairros pobres que correspondem a elementos associados ao quadro da segregação socioespacial, uma vez que evidenciam a precariedade da infraestrutura e o desordenamento do crescimento dos espaços urbanos, que se juntam à desigualdade econômica.
d. (F) A modernização das práticas agrícolas conferiu maior produtividade e desenvolvimento econômico no contexto do espaço agrário, sendo associado à intensificação do êxodo rural devido à substituição da mão de obra. No entanto, no texto não há uma postura de valorização dos espaços rurais, mas sim um enaltecimento do espaço urbano.
e. (F) O texto aborda o deslocamento de camponeses atraídos pela ideia de progresso construída em relação aos centros urbanos que constituem as principais áreas industriais e comerciais do mundo moderno. No entanto, a mão de obra camponesa não é caracterizada pelo nível elevado de qualificação, ocupando postos de trabalho de menor remuneração ou atuando em situação de informalidade.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/25005461
https://brainly.com.br/tarefa/24950162
Resposta:
Alternativa A)influência social e econômica do desenvolvimento dos espaços urbanos.
Explicação: