A cidade faz parte das coisas da natureza
O trecho a seguir faz parte de uma das principais obras de Aristóteles, A política, que trata da importância
da vida na pólis para a realização plena do ser humano.
elas
"A sociedade constituída por diversos pequenos
é justo ou injusto. O que distingue o homem de um
povoados forma uma cidade completa, com todos os modo específico é que ele sabe discernir o bem do
meios de se abastecer por si, e tendo atingido, por
mal, o justo do injusto, e assim todos os sentimen-
assim dizer, o fim que se propôs. Nascida princi tos da mesma ordem cuja comunicação constitui
palmente da necessidade de viver, ela subsiste para precisamente a família do Estado.
uma vida feliz. Eis por que toda a cidade se integra
Na ordem da natureza, o Estado se coloca an-
na natureza, pois foi a própria natureza que formou tes da família e antes de cada indivíduo, pois que
as primeiras sociedades: ora a natureza era o fim o todo deve, forçosamente, ser colocado antes da
dessas sociedades; e a natureza é o verdadeiro fim de parte. Erguei o todo; dele não ficará mais nem pé
todas as coisas. Dizemos, pois, dos diferentes seres, nem mão, a não ser no nome, como se poderá di-
que eles se acham integrados na natureza quando zer, por exemplo, uma mão separada do corpo não
tenham atingido todo o desenvolvimento que lhes é mais será mão além do nome. Todas as coisas se
peculiar, por exemplo, o ser humano, o cavalo, a fa definem pelas funções, e desde o momento em
mília. Além disso, o fim para o qual cada ser foi criado
que percam os seus característicos, já não se
é de cada um bastar-se a si mesmo; ora a condição poderá dizer que sejam as mesmas, apenas ficam
de se bastar a si próprio é o ideal de todo indivíduo, e compreendidas sob a mesma denominação. Evi-
o que de melhor pode existir para ele.
dentemente o Estado está na ordem da natureza
É evidente, pois, que a cidade faz parte das coi-
e antes do indivíduo; porque, se cada indivíduo
sas da natureza, que o homem é naturalmente um
isolado não se basta a si mesmo, assim também
animal político, destinado a viver em sociedade, e
se dará com as partes em relação ao todo. Ora,
que aquele que, por instinto, e não porque qualquer aquele que não pode viver em sociedade, ou que
circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma
de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz
cidade, é um ser vil ou superior ao homem. Tal indi-
parte do Estado; é um bruto ou um deus. A natu-
víduo merece, como disse Homero, a censura cruel
reza compele assim todos os homens a se associa-
de ser um sem família, sem leis, sem lar. Porque ele
rem. Aquele que primeiro estabeleceu isso se deve
é ávido de combates, e, como as aves de rapina, in-
maior bem; porque se o homem, tendo atingido a
capaz de se submeter a qualquer obediência.
sua perfeição, é o mais excelente de todos os ani-
Claramente se compreende a razão de ser o ho-
mem um animal sociável em grau mais elevado que
mais, também é o pior quando vive isolado, sem
as abelhas e todos os outros animais que vivem
leis e sem justiça. Terrível calamidade é a injustiça
reunidos. A natureza, dizemos, nada faz em vão.
que tem armas na mão. As armas que a natureza
O homem só, entre todos os animais, tem o dom da
dá ao homem são a prudência e a virtude. Sem vir-
palavra; a voz é o sinal da dor e do prazer, e é por isso
tude, ele é o mais impio e o mais feroz de todos
que ela foi também concedida aos outros animais.
os seres vivos; nada mais sabe, por sua vergonha,
Estes chegam a experimentar sensações de dor e de
que amar e comer. A justiça é a base da sociedade.
prazer, e a se fazer compreender uns aos outros.
Chama-se julgamento a aplicação do que é justo.
A palavra, porém, tem por fim fazer compreender o
ARISTÓTELES. A Politica. 2. ed.
que é útil ou prejudicial, e, em consequência, o que
Bauru: Edipro, 2009. p. 15-17
Pensando o texto
1 Segundo Aristóteles, qual é a finalidade da cidade? Por que esse fim é natural?
2. De acordo com o texto, o que distingue o ser humano dos outros animais que vi-
vem em sociedade?
3. Por que, para Aristóteles, a cidade ou o Estado colocam-se antes do indivíduo e da
família? Você concorda com essa teoria? Debata o assunto com alguns colegas e,
em seguida, escreva suas conclusões em um breve parágrafo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Explicação:
Segundo o filósofo, o ser humano é um ser político e precisa se articular de modo que possa conviver em sociedade, ou seja, em comunidade política, sendo esta a finalidade das cidades.
Perguntas interessantes