Biologia, perguntado por KaleoCR, 1 ano atrás

A cidade é um meio ambiente ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissa143143p71kfm
1

Considerando a importância do desenvolvimento da pesquisa sobre o meio ambiente urbano e, especialmente, sobre o planejamento das zonas urbanas turísticas, e considerando a indissociabilidade do espaço urbano com as questões ambientais, temos procurado, ao longo dos nossos estudos, aprofundar uma metodologia que permita uma maior eficácia na abordagem dessas questões.

Neste artigo, apresentamos um enfoque metodológico sistêmico, elaborado para as pesquisas que realizamos ou que estamos desenvolvendo sobre a temática ambiental, a qual tem sido objeto das nossas reflexões e da nossa dedicação desde as experiências realizadas no âmbito da formação científica, da vida profissional e, mais acuradamente, ao longo do curso de Mestrado e Doutorado em meio ambiente e geografia.

O nosso esforço em desenvolver um corpo teórico-metodológico para a análise da dinâmica ambiental e urbana não se limitou às experiências realizadas durante as etapas anteriormente citadas. Este empenho vem sendo cada vez mais efetuado, visando o aprimoramento de um método científico capaz de resgatar e demonstrar com maior clareza os fenômenos urbanos e ambientais.

Nesta perspectiva, consideramos fundamental não somente a necessidade de avançar a elaboração teórica, com base nas muitas e valiosas contribuições intelectuais dos diversos cientistas sociais e de tantos outros das várias áreas do conhecimento, mas também a necessidade de melhorar os instrumentos de pesquisa, notadamente para a análise do espaço urbano, do meio ambiente, da geografia e do turismo enquanto atividade consumidora do espaço geográfico.

Desta forma, consideramos que o exercício contínuo da pesquisa & desenvolvimento impõe a necessidade de refinar, mais e mais, as condições de investigação, de demonstração e de aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico que facilite a análise e a operacionalização dos estudos nessa área do conhecimento.

Perguntas interessantes