A cidade de São Paulo é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. Qual fator terrestre está relacionado a existência das ilhas de calor? a) Altitude b) Latitude c) Relevo d) Vegetação
Soluções para a tarefa
Resposta:
A poluição é um problema para todos os paulistanos, mas quem mora em área de pouco verde e com saneamento básico precário sofre mais. Um exemplo é o Itaim Paulista, no extremo da Zona Leste. Segundo a Prefeitura, o bairro é o que tem menos vegetação na cidade e isso influencia negativamente na qualidade do ar.
Pelas contas da prefeitura, cada morador da região tem menos de um metro quadrado de verde, quando o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 12 metros quadrados por habitante.
No mapa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente é possível identificar onde está concentrado o verde na cidade de São Paulo: no extremo sul – região de Parelheiros – e no norte – perto da Serra da Cantareira. O resto da cidade tem poucas áreas e a região Leste é a pior de todas.
A preocupação com a arborização das regiões tem sentido. As árvores influenciam na temperatura do ambiente que pode alterar a poluição do ar. Quanto mais quente o lugar, mais reações químicas. No ar paulistano, cheio de poluentes, a situação fica ainda pior.
altitude
espero ter ajudado