A Cidade de Niterói vem constatando o aumento de sua população ao longo de décadas. Mostre o efeito sobre os preços e a quantidade de imóveis comercializados, em decorrência desse fato, partindo-se da hipótese de que o mercado de imóveis estivesse inicialmente em equilíbrio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Economia de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, possui o quarto maior PIB municipal do Estado do Rio de Janeiro. A área do município possui belíssimas praias, algumas são banhadas pela Baía de Guanabara, e ainda pode-se conferir um roteiro histórico muito rico, com diversos passeios a museus, fortes e igrejas, contudo, as atividades econômicas são indústria naval, indústria em geral, comércio, serviços em geral e pesca.
A cidade de Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro. Niterói é hoje a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Niterói vem acompanhando um alto índice de investimentos na cidade, como imobiliário e de comerciário, tanto advindos da herança de ter sido, até a metade da década de 1970, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica à Cidade do Rio de Janeiro, como também pelo intenso desenvolvimento das atividades de petróleo da Bacia de Santos e Bacia de Campos.
Composição econômica da cidade de Niterói
Serviços
97,1 %
Indústria
2,9 %
Agricultura
0,001 %
Em 2009, segundo dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) nominal de Niterói foi de R$10,8 bilhões, figurando como o terceiro município com maior PIB do Rio de Janeiro, depois da cidade do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias e o 41º município mais rico do Brasil. Somente no setor de petróleo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a região responde por 70% do parque instalado fluminense do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondentes a 4,11% do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A economia de Niterói esta centrada, predominantemente, no setor terciário ou de serviços, considerando que as atividades industriais vem perdendo posição desde muitos decênios, embora tenham recuperado parcialmente, a partir da reativação da indústria naval na década de 2000, ainda que de maneira embrionária. Em 2009, segundo o IBGE o setor que mais predominou na economia da cidade, e que foi o responsável por 97,1% do PIB é o de setor de comércio e serviços, seguido do setor industrial, com cerca de 2,9% e do setor agrícola, com menos de 0,001%.