História, perguntado por jojopedroso1, 1 ano atrás

A cidade de Acádia ainda existe?

Me ajudem pfr tenho q terminar essa pergunta pro trabalho de história​

Soluções para a tarefa

Respondido por elianebertoldoc
1

Não existe mais, ela foi conquistada e destruida pelos guti (nômades semibárbaros originários dos montes Zagros) em 2154 a.C..

Aqui te deixo um pouco mais sobre essa cidade.

A Acádia é foi uma cidade da antiguidade, localizada na parte superior da baixa Mesopotâmia, situada à margem esquerda do Eufrates, entre as cidades sumérias de Sippar e Kish (no atual Iraque). A cidade foi centro de um vasto império na antiguidade e seu povo foi chamado de acadianos.

Os acadianos era um grupo de nômades vindos do deserto da Síria, que a partir de 2550 a.C. começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias.

A imigração acadiana resultou numa síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos. Os imigrantes assimilaram a cultura dos sumérios, embora, em muitos aspectos, as duas culturas mantivessem diferenças entre si, como por exemplo – e mais evidentemente – no campo religioso.

Acádia foi o centro desta imigração, e seu nome vem do sumério Akkad, possivelmente uma tradução suméria para o nome “Agade“”, que signifique “coroa de fogo”, em alusão a Ishtar, a “deusa brilhante” ou “refulgente”, a divindade tutelar da estrela da manhã e do entardecer e deusa da guerra e do amor, cujo culto era praticado nos absolutos primódios da Acádia.

Os sumérios sempre tentaram subordinar os acadianos. No século XXIII a.C., o patési da cidade de Acádia, Sargão I, derrotou o rei sumério Lugal-zage-si, na Batalha de Uruk, e conquistou o Reino da Suméria e sobre ele formou o Império Acadiano.

Ele levou esse processo cooptativo adiante, conquistando muitas das regiões circunvizinhas, terminando por criar um império de grandes proporções, cobrindo todo o Oriente Médio e chegando a se estender até o Mar Mediterrâneo e a Anatólia (atual Turquia).

Acádia se tornou uma das mais famosas cidades mesopotâmias, cuja riqueza, esplendor e gloriosos soberanos seriam recordados por milênios. O sítio arqueológico da cidade nunca foi encontrado, nem depósitos de fundações, nem arquivos, nem sepulturas, nenhuma seqüência estratificada de entulho, nenhum remanescente arquitetônico, nada de tijolos com inscrições para identificar o local.

Mesmo assim, a realidade de Acádia como a nova capital de um estado fundado por Sargão nunca esteve em dúvida porque o nome da cidade aparece em documentos escritos a partir da segunda metade do terceiro milênio, provenientes de outros sítios arqueológicos mesopotâmios, além das freqüentes referências a Acádia na literatura cuneiforme, em augúrios e títulos régios.

Acádia era conhecida como o centro do mais bem-sucedido império jamais visto, o qual se estendia aos quatro cantos do mundo. Tão prestigioso era o seu nome que os reis babilônios intitularam-se “rei de Acádia” até o advento do período persa.

A Acádia e seu império foi destruído e conquistado pelos guti.

A língua acádia teve seu nome proveniente da própria Acádia, um reflexo do uso do termo akkadû (“da, ou pertencente à, Acádia”) no antigo período babilônico antigo para designar as versões semíticas de textos sumérios. O vocábulo foi cunhado no século XXIII a.C..

CRONOLOGIA DA ACÁDIA

2550 a.C. – Os acadianos, nômades semitas vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias, onde fundam a cidade de Acádia. O contato os dois povos resulta uma síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos.

2369 a.C. – Sargão, o Velho, patési da cidade-estado acadiana de Ágade, vence o rei sumério Lugal-zage-si, na Batalha de Uruk, conquistou o Reino da Suméria e sobre ele formou o Império Acadiano. Os reis das cidades-estados sumerianas foram mantidos no poder e reconheciam-se como tributários dos conquistadores acadianos.

2154 a.C. – Os guti, nômades semibárbaros originários dos montes Zagros, destroem e conquistam o Império Acadiano, pondo fim ao mesmo.


jojopedroso1: obrigada MT obrigada
Perguntas interessantes