História, perguntado por 112ever, 6 meses atrás

A cidadania surge na Antiguidade Grega como um avanço singular da humanidade
correspondendo às relações e pactos estabelecidos entre indivíduos de uma
comunidade. Trata-se da superação da violência pelo argumento.
Baseando-se no conteúdo estudado, aponte qual alternativa melhor representa o
surgimento da vivência da cidadania na Grécia Antiga:
A palavra cidadania tem origem do grego civitas, que quer dizer política. Sua origem
remonta à Grécia antiga.
todo homem adulto que pertencia à cidade, sendo ou não não escravo ou mulher, era
igual entre si, e podia ser considerado cidadão grego.
Na Grécia todos eram considerados cidadãos, mulheres e escravos, os metecos, podiam
fazer uso da palavra, direito também dos homens adultos e livres.
Mulheres e escravos, os metecos, não podiam fazer uso da palavra, o direito de falar era
restrito a homens adultos.
Era cidadão nas cidades gregas aquele que era livre ou escravo desde que capaz de fazer
uso da palavra em locais públicos, neste caso na ágora, praça pública grega.

Soluções para a tarefa

Respondido por evilinribeirop731w0
108

Resposta:

Mulheres, e escravos, os metecos, não podiam fazer uso da palavra, o direito de falar era restrito a homens adultos.

Explicação: Corrigido pelo Desafio Nota Máxima


walalmeidaflor: Correto
Respondido por AnthonioJorge
3

Não eram considerados cidadãos na Grécia Antiga as mulheres, os escravos e os metecos (estrangeiros). Assim, a alternativa C está correta.

A Grécia Antiga foi um marco importante para o surgimento de inúmeros fatores que o Ocidente herdou: a filosofia e a democracia, acima de tudo. O século de ouro de Atenas, contudo, guardou conflitos graves entre estas duas noções.

Sócrates, pai da filosofia, foi condenado pela democracia ateniense à morte. Seu método, que consistia em andar pelas ruas de Atenas indagando os ilustres cidadãos sobre temas simples, acabou por diferenciá-lo de uma multidão que, mesmo se dizendo conhecedora das leis e das virtudes, acabou demonstrando ser apenas arrogante.

Outro ponto complexo diz respeito à noção pública: mulheres escravos e estrangeiros não eram capazes de participar da vida pública ateniense: a esposa de Sócrates tornou-se anedota; os escravos trabalhavam enquanto os filósofos aproveitavam-se do ócio para exercerem seus ofícios; e mesmo Aristóteles, talvez o maior filósofo da história humana, era meteco em Atenas e sofreu perseguições, tendo de morrer exilado.

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