ENEM, perguntado por saahlliver4699, 1 ano atrás

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima(embora distante) do projeto progressista dos filósofosdo século XVII. De fato, ela valoriza a participação daspessoas em comunidades de debate e argumentação.Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva umaforma de reciprocidade essencial nas relações humanas.Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocasde informações e conhecimentos, coisa que os filósofosdo Iluminismo viam como principal motor do progresso.(...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estariainserida perfeitamente na continuidade dos ideaisrevolucionários e republicanos de liberdade, igualdade efraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura,esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicosconcretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade seconcretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos;a liberdade toma forma nos softwares de codificação e noacesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessandofronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduzem interconexão mundial.O desenvolvimento de redes de relacionamento por meiode computadores e a expansão da Internet abriram novasperspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.De acordo com as ideias do texto acima, a ciberculturaA representa uma modalidade de cultura pós-modernade liberdade de comunicação e ação.B constituiu negação dos valores progressistasdefendidos pelos filósofos do Iluminismo.C banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nasredes sociais.D valorizou o isolamento dos indivíduos pela produçãode softwares de codificação.E incorpora valores do Iluminismo ao favorecer ocompartilhamento de informações e conhecimentos.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
0

A resposta correta é a letra E) incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

A cibercultura tende a compreender um tipo de fenômeno do qual é derivado das ideias iluministas que tende a primar pela grande importância da diversidade cultural, além de potencializar a globalização que existe nas últimas décadas e que está em constante crescimento.

Este fenômeno encontra-se associado ao compartilhamento de informações e também de conhecimentos, os quais tendem a promover a interação mais real entre as diferentes culturas, dessa forma, ela irá ser valorizada e haverá o respeito pelas diferenças.

Bons estudos!

Perguntas interessantes