A Cia. do Teatro Popular do Sesi encenando, em 2002, a peça Hamlet, escrita por William Shakespeare no início do século XVII. Direção de Francisco Medeiros, em São Paulo, SP.
O dramaturgo inglês William Shakespeare é um dos maiores expoentes da história do teatro. Escreveu e dirigiu tragédias, comédias e dramas históricos contando passagens não só do passado da Inglaterra, mas também da Grécia clássica. Reis, nobres e famílias poderosas povoam suas peças. Seus monarcas estão inseridos em um mundo complexo, sabem das consequências de suas ações e se questionam. Os aristocratas, quase sempre figuras centrais das tramas, são constantemente apoiados por personagens populares, descritos com igual riqueza de detalhes. As peças de Shakespeare eram vistas por todos – do povo à rainha. Assim, todos se viam representados no palco e, por meio das encenações, percebiam a complexidade da condição humana.
Vincent van Gogh,Trigal com cipreste. Óleo sobre tela, 1889. 72 cm × 91 cm. Metropolitan Museum of Art (MET), Nova York, EUA.
O holandês Vincent van Gogh foi um dos grandes pintores europeus. Van Gogh buscou uma pintura emocional, impregnada pela intensidade dos sentimentos. As pinceladas sinuosas imprimem em suas pinturas movimento e emoção. Em pouco mais de dez anos de trabalho, o artista produziu mais de duas mil imagens – entre desenhos, aquarelas, gravuras e pinturas. No último ano de sua vida, representou essa paisagem ensolarada e a considerou como uma das melhores telas daquele verão.
Villa-Lobos regendo orquestra energicamente.
O compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos realizou uma obra musical única, introduzindo elementos das canções populares e das culturas regionais e indígenas na música instrumental de tradição europeia. Muitas de suas composições dialogam com os aspectos distintivos de nossa cultura, como a floresta amazônica e a cultura cabocla.
O artista multimídia Paulo Bruscky, em performance realizada em 1978, no Recife artista foi precursor da arte postal, do videoarte e da arte performática no Brasil. Na década de 1970, desafiou a ditadura militar, realizando trabalhos questionadores e provocantes. Na performance documentada nessa fotografia, Bruscky sentou-se em uma livraria na cidade do Recife, portando uma placa com os dizeres: “O que é a arte? Para que serve?”.
Nas últimas décadas, no entanto, os modelos, em especial aqueles provenientes de países da Europa ocidental, têm sido questionados, e a criatividade e a diversidade passaram a guiara atividade artística ao redor do mundo. Hoje entendemos a arte como um processo que se manifesta de formas bem variadas em todas as comunidades. Mais importante que louvar uma grande arte é instaurar ou estimular um processo artístico em um grupo social, por exemplo, em uma vizinhança ou na escola.
Uma estratégia para nos envolvermos com a arte é fruí-la, observá-la, escutá-la e tentar alcançar uma compreensão do contexto em que foi concebida, em uma espécie de diálogo apaixonado. Quanto mais próximos estivermos de uma obra, mais sensibilizados ficaremos para apreciá-la.
De maneira geral, o conceito de arte na cultura ocidental tem se ampliado. Assim, algo que não era considerado arte há cinquenta anos agora pode ser visto como tal. Isso porque os próprios artistas têm questionado os critérios que poderiam definir o que é arte.
Em vez de discorrer sobre os critérios utilizados para definir a arte no transcurso da História, vamos considerar as perguntas feitas pelo artista pernambucano Paulo Bruscky (1949):
O que é arte? Para que serve?
Você já conhecia esses artistas e essas obras?
Em que linguagens artísticas eles se expressaram?
De que culturas esses artistas são provenientes?
Em que época eles produziram essas obras?
Que exemplos de obras de arte na linguagem corporal, plástica e musical você apontaria para caracterizar a arte brasileira?
Quem são os artistas e quais são as obras de que você mais gosta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
desculpa não entendi. ......
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás