Geografia, perguntado por chechero123, 1 ano atrás

A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

Escolha uma:
a. inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais
b. irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas
c. inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas
d. intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral

Soluções para a tarefa

Respondido por Joaovictor621
435
alternativa D=intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido a utilização maciça de carvão mineral.
Respondido por brendaisis
203

Acerca da chuva ácida no Brasil, está correto o apresentado na letra d. intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

A chuva ácida compreende fenômeno em que há uma precipitação atmosférica caracterizada pela elevada quantidade de dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água.

Esta ocorre de forma mais intenso nos centros industriais brasileiros, em decorrência das atividades realizadas nos mesmos. Isso pode ser observado nas áreas em que as principais atividades desenvolvidas são siderúrgicas.

Perguntas interessantes