A CHUVA
A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. A chuva de retas paralelas sobre a terra curva. A chuva destroçou os guarda-chuvas. A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva caiu. A chuva derramou-se. A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa. A chuva acendeu os faróis. A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas. A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. A chuva empenou os móveis. A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas. A chuva e seu baque seco. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo. A chuva pingou pelo teto. A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre os varais. A chuva derrubando raios. A chuva acabou a luz. A chuva molhou os cigarros. A chuva mijou no telhado. A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. A chuva fez muitas poças. A chuva secou ao sol.
ANTUNES, Arnaldo. As coisas. São Paulo: Iluminuras, 1996.
Questão 1. A partir das informações disponibilizadas nesse material e também com base em teus conhecimentos e na tua percepção frente A chuva, de Arnaldo Antunes, explica se o texto pode ser classificado como literário ou não literário. Justifica tua resposta, utilizando fragmentos do texto.
Questão 2. A linguagem denotativa é muito utilizada no dia a dia para que as pessoas possam se comunicar. É uma linguagem objetiva, mostrando sempre o sentido real ao leitor. A linguagem denotativa é utilizada em textos científicos. Na literatura ao contrário é notável o uso frequente da linguagem conotativa, pois mostra o sentido figurado das palavras ao leitor, como o uso de metáforas. A linguagem conotativa também é muito utilizada em propagandas e letras de músicas.
Nesse sentido, após essa explanação, identifica se há no texto A chuva o predomínio da linguagem conotativa ou da linguagem denotativa, justifica utilizando frases do texto.
Questão 3. O texto poético, de Arnaldo Antunes, permite uma reflexão crítica sobre algumas questões sociais, as quais envolvem desde ações cotidianas da sociedade que provocam diversas mudanças climáticas, bem como no meio ambiente, até problemas de saúde pública. A partir da tua leitura discorre sobre essas adversidades presentes na sociedade, justificando a tua posição com frases do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Man em que escola vc estuda ?
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás