a china está buscando benefícios mutuos em outras nações?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Sim
Explicação:
Geopolítica chinesa
- O Partido Comunista Chinês (PCC) tem buscado somar países para sua esfera de influência através do meio econômico preferencialmente.
- 2001: A China entra para a Organização Mundial de Comércio (OMC) ampliando sua possibilidade de fazer negócio com os países do mundo, haja vista que, naquele momento, a industrialização chinesa voltada para a exportação no dito Socialismo de Mercado já produzia muito e o PIB chinês crescia absurdamente.
- 2004: Acordo entre China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - composta pelos Novos e Novíssimos Tigres Asiáticos- para trocas econômicas.
- 2011: A China supera o Japão como 2° maior economia do globo.
- O crescimento chinês exige muita matéria-prima e recursos energéticos para suas indústrias fato que direciona sua política internacional em busca desses insumos.
China Investment Corp
- Fundo soberano do governo chinês, que tem conduzido numerosos investimentos em nações em desenvolvimento, com destaque para os da África Subsaariana (abaixo do Deserto do Saara) estreitando os laços entre os chineses e países como Nigéria (importante produtor de petróleo), África Do Sul, Angola e outros.
Nova Rota da Seda
- O mais ambicioso dos projetos chineses, que busca integrar mercados e recursos energéticos, por meio da criação de infraestrutura nos países da rota.
- A rota tem ramos terrestres e marítimos bastante amplos (caso queira, é possível achar os mapas no Google).
- Cabe o destaque para a região do Djibouti, localizado na África Oriental na saída do Mar Vermelho para o Mar Arábico (por lá passa boa parte do petróleo do planeta), onde a China está construindo sua primeira base militar naval em território estrangeiro.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás