História, perguntado por espinolaalves, 1 ano atrás


A chegada dos portugueses no território que viria a se formar o Brasil foi marcada pelo encontro com o elemento indígena. As populações indígenas que habitavam o litoral eram diferentes, mas a maioria pertencia à tribo Guarani. Os primeiros encontros, quando ainda não havia se intensificado o processo de colonização (1500 a 1530), foram relativamente pacíficos. Neles, já se estabelecia uma aproximação marcada pela troca de presentes, acordos para a extração do pau-brasil e, também, as relações sexuais, dando início ao processo de miscigenação. No entanto, com o decorrer da colonização, rompeu-se a harmonia inicial, pois os portugueses impuseram à escravidão aos nativos. Esse contexto contribuiu com os confrontos que levaram ao extermínio de muitas tribos indígenas. As guerras contra os nativos eram justificadas das mais diferentes formas pelo colonizador português. Sobre as relações estabelecidas entre portugueses e indígenas, as formas como elas se expressaram e deixaram suas marcas até nossos dias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Os indígenas foram mantidos distantes do elemento colonizador. Portugal estabeleceu um pacto territorial com os nativos e delimitou as terras do interior para eles enquanto se explorava o litoral com a lavoura açucareira.
Alternativa 2:

Há diferentes formas de interpretação da presença do nativo pelo colonizador europeu. Alguns europeus defendiam a sua conversão ao cristianismo, enquanto outros desejavam seu extermínio e escravidão.
Alternativa 3:

Os indígenas que habitavam o território brasileiro pertenciam ao mesmo grupo. Falavam a mesma língua, tinham as mesas crenças e constituíam uma única civilização. Esta condição facilitou o contato do colonizador, mas também dificultou a conquista.
Alternativa 4:

O processo de colonização foi brando para os nativos. Um dos fatores foi o empreendimento colonial estabelecido por Portugal. A produção da cana-de-açúcar era conhecida pelos nativos. Além do cultivo, os indígenas conheciam a purgação e a elaboração das barras de açúcar mascavo.
Alternativa 5:

O processo de formação das comunidades colonizadoras, principalmente os núcleos urbanos, contaram com a presença dos nativos. Os guaranis, principalmente, já viviam em comunidades com uma complexa organização. As cidades guaranis deram origem a maioria dos núcleos populacionais brasileiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por neiltonss2017
33

Acho que é Alternativa B: Alternativa 2:

Há diferentes formas de interpretação da presença do nativo pelo colonizador europeu. Alguns europeus defendiam a sua conversão ao cristianismo, enquanto outros desejavam seu extermínio e escravidão.


rogy: Acredito que seja essa mesmo, a alternativa B
Tahzinha1997: Exato, pois eles não eram mantidos distantes dos colonizadores
Respondido por eduhsoares50
1

Resposta vcs tem que ter certeza

Explicação:

Perguntas interessantes