A chegada dos imigrantes europeus a partir do final da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) e sua instalação nas lavouras de café do oeste paulista, propiciaram o surgimento de:
a) Protestos em todo o país, que culminaram no direito ao sufrágio universal e a centralização do poder na esfera federal.
b) A quebra da Bolsa de Nova York em 1922, com a divisão dos grandes latifúndios e a bancarrota dos antigos barões do café.
c) Um recrudescimento das revoltas camponesas em favor da reforma agrária no Vale do Paraíba e a desvalorização dos commodities.
d) O término do período das oligarquias e a instauração da Nova República, além da criação da CLT, que garantiu direitos trabalhistas ainda hoje em voga.
e) A urbanização da cidade de São Paulo e a transformação desta em uma cidade fabril, diversificando a economia, anteriormente pautada na agricultura
Soluções para a tarefa
Pergunta: A chegada dos imigrantes europeus a partir do final da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) e sua instalação nas lavouras de café do oeste paulista, propiciaram o surgimento de:
Resposta: e) A urbanização da cidade de São Paulo e a transformação desta em uma cidade fabril, diversificando a economia, anteriormente pautada na agricultura.
Explicação: Espero ter ajudado!
É correta a alternativa E, de modo que os imigrantes europeus trouxeram consigo experiência de trabalho nas fábricas europeias e eram grande parte dos primeiros trabalhadores nas fábricas brasileiras.
Além da mão de obra, muitos estrangeiros forneciam também capital para a expansão industrial no Brasil, sendo algumas das famílias mais historicamente relevantes na industrialização de São Paulo famílias imigrantes europeias - como os Matarazzo.
A imigração também ajudou a difundir os movimentos de inspiração sindicalista no Brasil, tendo sido alguns dos primeiros líderes sindicais estrangeiros.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/12101071