Ed. Técnica, perguntado por taylineester, 6 meses atrás

A chegada do verão expõe um grave problema nas fábricas da região: o calor excessivo no ambiente de trabalho submete o metalúrgico a riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças. O estresse térmico pode provocar diversos problemas na saúde, como esgotamento, câimbras, desidratação e insolação. Além disso, a exposição ao calor pode fazer com que o trabalhador desenvolva problemas respiratórios e câncer de pele, se exposto ao sol. Antes que você pense que o problema não tem solução, afinal vivemos em um país tropical, é importante saber que existem muitas tecnologias para garantir conforto térmico. São sistemas de climatização, ventilação e umidificação, isolamento térmico especial para caldeiras, roupas climatizadas e soluções de engenharia, como aumentar a altura do teto dos pavilhões, permitindo uma melhor circulação de ar.
Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2021.

Supondo que um profissional da segurança do trabalho foi contratado para avaliar o setor do forno de uma metalúrgica, no qual o forno é aberto e utiliza sucata para o derretimento, dentre os metais encontrados tem: Cobre, Cromo, Ferro, Manganês, Níquel e Alumínio. Após a inspeção no ambiente o profissional realizou uma medição com o equipamento de stress térmico e encontrou-se que o metabolismo do forneiro é de 524W. O valor calculado IBUTGmáx no ambiente de trabalho é de 30,7ºC.

Soluções para a tarefa

Respondido por lmescoito
0

Resposta:

A IBUTGmax, do forneiro é 25,5°C.

Explicação:

Segundo a NR -15 em seu anexo do quadro 2 temos a relação para os limites de tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com período de descanso em outro local (local de descanso). Neste quadro temos a relação M que é a taxa de metabolismo média ponderada para uma hora e a IBUTG máx.

Como M está em kcal/h devemos fazer a conversão de unidade de watts (W) para a kcal/h. Sabendo que 1watts = 0,859 kcal/h, termos:

1 watts ---------- 0,859kcal/h\\524watts --------- x\\x = \frac{524watts.0,859kacal/h}{1watts} \\x = 450kcal/h

Teremos o valor de M, taxa de metabolismo média ponderada para uma hora em kcal/h.

Confrontando o resultado obtido com os valores de IBUTmax, no quadro 2 da NR 15, a correspondente em M = 450kcal/h é IBUTGmax = 25,5ºC.  

Perguntas interessantes