A chegada do sintetizador Moog e outros instrumentos semelhantes ao mercado, em 1964, representou umarevolução nas técnicas da música eletrônica. Os compositores não precisavam mais passar longas horas no estúdio,preparando e editando seu material (foram necessários dezoito meses para que Stockhausen produzisse os trezeminutos de música de Gesang). Os novos sintetizadores ofereciam uma enorme variedade de sons, prontos para seremmanipulados: bastava regular os controles e tocar o instrumento, num teclado ou algum outro dispositivoAnalisando as ferramentas de auxílio à composição eletroacústica disponíveis nas primeiras décadas da segunda metade doséc. XX e comparando-as com o aparato tecnológico atual, observa-se que muitas das dificuldades técnicas decorrentes doprocesso de criação musical foram atenuadas graças a avanços significativos no conjunto hardware e software.Com base nesse princípio, identifique exemplares de inovação tecnológica que auxiliaram diretamente a composiçãomusical assistida por computador.I. Sistemas quadrifônicos de amplificação permitem ao compositor de música eletroacústica a possibilidade demixagem baseada em "movimento sonoro", designando, assim, uma experiência acusmática ao espectador.II. Os cortes e emendas realizadas outrora em fita magnética na composição eletroacústica ganham, nos diasatuais, recursos bastante facilitadores, graças aos aplicativos de edição de áudio para computador. Um loop,por exemplo, pode ser aplicado com apenas um comando. Há também a possibilidade de alterar todos osparâmetros do som da amostra editada.III. Com o advento das redes sociais na Internet, o compositor adquire total liberdade para gerir sua produçãoartística. O mais inovador nesse sentido seria o acompanhamento dessa produção entre os membros dasredes e a possibilidade de interação crítica e/ou estética entre obra, compositor e público, podendo auxiliar nadisseminação massiva da obra.IV. O áudio digital traz ampla diversificação ao produto final de uma composição assistida por computador.As bibliotecas de sons em amostra (samplers) são um bom exemplo, pois o compositor tem a liberdadede construir bibliotecas de timbres provenientes de instrumentos acústicos reais ou mesmo de timbrescustomizados diretamente no sintetizador, o que permite que ambas as bibliotecas possam ser mescladasnuma mesma composição.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C II e III, apenas.D I, II e IV, apenas.E I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa E) é a correta.
AS inovações tecnologias relacionada a composição musical foram varias a partir da chegada do sintetizador Moog, esses sintetizadores traziam muitos tipos de sons, diminuindo a necessidade de passar horas e dias editando as musicas manualmente.
Essas novas tecnologias permitiam a mixagem da musica pelo movimento sonoro, além de permitir cortes e emendas em fitas magnéticas.
Posteriormente as redes sociais e a internet deram maior liberdade de maior alcance aos compositores e músicos, até os dias atuais, onde o áudio é digital.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás