[...]
A chegada do homem à Lua elevou o nível da ciência feita no mundo até então, inspirou carreiras e mostrou que o espaço era uma fronteira que poderia ser vencida. Graças ao Projeto Apolo, o desenvolvimento científico e espacial ganhou novos contornos. Sem ele, não haveria ônibus espaciais, missões a Marte e às profundezas do espaço e o telescópio Hubble.
Para falar sobre os 50 Anos do Homem na Lua e o seu legado, o Diálogos na USP recebeu os professores Glauco Arbix, sociólogo, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) – 2007-2011, e Amâncio César Friaça, astrofísico, professor USP (IAG), com ênfase, entre outros temas, em cosmologia, evolução de galáxias e meio intergalático.
1. Sabemos que a notícia se diferencia da reportagem porque esta problematiza uma questão enquanto aquela relata um fato. Sobre o que trata a notícia?
a) A notícia é sobre a chegada do homem à Lua, o que foi um grande feito para toda a humanidade e trouxe muitos benefícios.
b) A notícia é sobre um evento que homenageia a chegada do homem à Lua e trará astronautas como protagonistas.
c) A notícia é sobre um evento que relembra os 50 anos da chegada do homem à Lua com a participação de dois convidados autoridades no assunto.
d) A notícia é sobre uma entrevista com os participantes do evento de comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua.
O que pensam os que não acreditam que o homem chegou (12 vezes) à Lua
Edison Veiga
De Bled para a BBC News Brasil
11 julho 2019
Os argumentos são os mais variados possíveis.[...] No livro A Caminho de Marte: A Incrível Jornada de Um Cientista Brasileiro Até a Nasa, Ivair Gontijo conta que não são raras as vezes em que ele é interpelado por alguém que diz não acreditar nas viagens do homem à Lua. "Até hoje muita gente me faz essa pergunta, se o homem foi mesmo à Lua ou não.
É interessante notar que não é só no Brasil que tem gente que não acredita. [...] há pessoas que não acreditam. Acho que esse é um fenômeno mundial", escreve ele, em um capítulo dedicado ao tema. Em conversa com a reportagem, ele enfatizou que a melhor maneira de combater essa desinformação é, incansavelmente, insistindo em "informar a população".
2. A reportagem problematiza a questão da chegada do homem à Lua trazendo o fato de que algumas pessoas não acreditam nisso apesar das evidências. Segundo a reportagem, o problema pode ser resolvido
a) com a diversificação de argumentos, pois a Nasa deve esclarecer todas as dúvidas dos que perguntam sobre isso.
b) com a insistência em informar mais a população, uma vez que as dúvidas surgem por causa da desinformação.
c) se todos respeitarem as opiniões diferentes, deixando que cada um acredite no que quiser sem interferências externas.
d) se todos passarem a acreditar no que o mundo todo acredita, deixando as perguntas de lado e de espalhar notícias falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: 1) c
2) b
Explicação: certinho fiz no classroom
Perguntas interessantes
Informática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás