História, perguntado por luiz149188, 10 meses atrás

A chegada do Homem à América é cercada de controvérsias e teorias. Nosso continente teria tido seu início de povoamento entre 100.000 e 10.000 a.C. Sobre o Homem na América é correto afirmarmos.
a)Hoje sabemos que os primeiros hominídeos que vieram para a América foram os Australophitecus, que vieram da África através de séculos, passando pelo Oceano Atlântico.
b)Uma das teorias mais aceitas da chegada do Homem à América é a teoria Clóvis, que diz que os primeiros grupamentos humanos teriam chegado à América pelo Estreito de Bering, entre o final do período Paleolítico e início do Neolítico.
c)Esta comprovado pelo fóssil humano encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, a “Luzia”, que os humanos americanos não são descendentes de outros continentes, mas sim, teriam tido sua própria linha evolutiva na América.
d)É impossível o ser humano ter chegado às Américas por outra via que não o estreito de Bering, devendo algumas teorias que pregam sua vinda pelo Oceano Atlântico ou Pacífico serem ignoradas.
e)Os primeiros hominídeos que vieram para nosso continente teriam vindo em busca de novas áreas agricultáveis, devido à escassez de terras no “Velho Mundo” quando da criação da propriedade privada.

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaLíviaCarvalho
120

Resposta: B

Explicação: A Teoria de Clóvis já foi uma das mais aceitas pela comunidade científica para explicar a ocupação humana da América. Essa teoria parte do princípio de que o homem teria chegado primeiramente à América do Norte: saindo da Sibéria (Rússia) e atravessando Estreito de Bering até o Alasca. Essa travessia teria sido feita cerca de 11.500 anos atrás, quando a última glaciação ("era do gelo") possibilitou que houvesse um caminho viável para passagem entre a Ásia e a América.  A partir da entrada no continente pelo Alasca, o homem teria chegado à América Central e, por fim, à América do Sul.

Obs: essa teoria surgiu devido às descobertas arqueológicas (pontas de pedras, ossadas de animais, etc.) no sítio de Clóvis, no estado de Novo México, em 1932. Contudo, hoje, muitas descobertas mostram que esse grupamento que viveu no sítio de Clóvis pode não ter sido o primeiro das Américas, já que existem vestígios humanos na América do Sul que datam de mais de 14.000 anos atrás.

Anexos:

maderafrp: Muito obrigado, sua explicação me ajudou muito nos meus estudos :)
Respondido por mattospot08
9

Resposta:

B

Explicação:

Perguntas interessantes