A chegada de máquinas capazes de investigar uma amostra de sangue ou de urina de forma rápida e precisa mudou completamente a configuração espacial dos laboratórios de análises clínicas nos últimos 15 anos. O trabalho de analisar, dosar e identificar células e moléculas cabe agora às máquinas. Hoje, a análise de um hemograma é feita em apenas dois minutos. Uma década atrás, o mesmo exame levava, em média, uma hora para ser concluído. Isso porque o sangue tinha de ser colocado no microscópio e analisado por olhos humanos. Além de o procedimento demorar mais, a probabilidade de erro na interpretação dos resultados era bem maior. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. As boas práticas em Análises Clínicas e Toxicológicas são importantes para identificar, reduzir e/ou eliminar as fontes de erros potenciais no diagnóstico laboratorial.
II. Os principais fatores que influenciam a magnitude da variação dos parâmetros biológicos são classificados em três grupos: as variáveis pré-analíticas, analíticas e biológicas.
III. Cabe ao farmacêutico e a outros profissionais habilitados conhecer e saber interpretar esta fonte de variação, antes da liberação de um laudo diagnóstico.
IV. A variabilidade biológica é inerente a cada indivíduo, pois reflete, em geral, a resposta metabólica aos fluxos hormonais.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
III
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas (I, II, III e IV).
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
3 meses atrás
ENEM,
3 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás