A chegada de Getúlio Vargas ao poder: Revolução ou Golpe?
Justifique sua resposta!
Soluções para a tarefa
Resposta:
...
Explicação:
Vargas foi ao poder através de um golpe orquestrado.
Essa é uma visão que todos possuem mas você entenderá...
Nas eleições de 1930 onde havia de um lado Vargas, que estava com os chamados Tenentistas que queriam um estado unitário, vesus Júlio Prestes, este do lado dos Oligarcas (esses dominavam antes de 1930, eram os barões do café e tinham um grande poder regional, ajudando as pessoas, dando cargos públicos etc.. o famoso voto de cabresto).
Essa era a treta, quando chega nas eleições que eram em março o Júlio Prestes GANHA as eleições. A maioria dos apoiadores de Vargas já haviam se conformado com o resultado, mas uma classe mais "radical" não aceitava o resultado e inflamavam que estavam manipulando os resultados como antes !! (essa acusação de manipulação se da por causa das cedulas de voto que era um papel onde você de identificava e assinalava em quem você iria votar, e todos poderiam saber em quem você votou, havendo um controle como já dito dos Oligarcas com a população regional).
Bom em meio a tudo isso, o tempo passa, mas antes de Júlio Prestes subir ao poder, acontece a morte de João Pessoa em 26 de julho de 1930 esse Vice de Vargas. Tudo isso causa um alvoroço enorme e em 03 de outubro há a famosa Revolta Armada no RS, e esta revolta armada ele foram de RS até o Rio de Janeiro (que era a sede do governo).
Na caminhada chegam dia 24 de Outubro em RJ, e o Presidente Washington Luiz é deposto.
Assim no dia 03 de Novembro de 1930, no Palácio do Catete Vargas é anunciado o novo Presidente do Brasil.
Essa é a história, e como você entendeu o Vargas havia perdido e o João Pessoa morre do NADA. Assim podemos tirar varias conclusões nossas de que os próprios aliados fizeram isso para chamar a população para o seu lado etc, mas nada disso é confirmado, ai ficamos na especulação, é isso, abraço.