Pedagogia, perguntado por EdimarMG, 1 ano atrás

A chegada da República trouxe à tona importantes mudanças no campo social e econômico. Destas, destacam-se a remodelação das relações do trabalho escravo para o trabalho livre assalariado, expansão dos setores de prestação de serviços e da pequena indústria; o crescimento urbano, das camadas médias e do proletariado urbano formado pelos imigrantes. Segundo Aranha (2006, p. 298-299), quanto à instrução “o projeto político republicano visava a implantar a educação escolarizada, oferecendo o ensino para todos. É bem verdade que se tratava ainda de uma escola dualista, em que para a elite era reservada a continuidade dos estudos, sobretudo o científico [...] enquanto o ensino para o povo ficava restrito ao elementar e profissional”. Sobre o projeto político republicano para a educação, é CORRETO afirmar que:

( ) Os esforços políticos e dos intelectuais no advento da República garantiram que a meta de ampliação do acesso à escola e da transformação das pessoas em “cidadãos de verdade” fosse plenamente cumprida.

( ) O caráter reformista da sociedade representou um retrocesso no discurso pedagógico libertário, ao impor uma didática comportamentalista baseada nos castigos físicos.

( ) Os processos democráticos em que se baseavam as reformas da instrução aplicadas na Primeira República corrigiram as distorções do acesso à escola e garantiram a mesma qualidade da educação em todos os estados brasileiros.


( ) O ideário republicano reconhecia na educação o caminho para a superação das carências populares, incorporando as grandes camadas da população na senda do progresso nacional.

( ) O ideário republicano implicou profundas mudanças no campo social, promovendo a democratização do acesso à educação e garantia da permanência na escola.

Soluções para a tarefa

Respondido por kellenatayde
7
A resposta correta é : O ideário republicano reconhecia na educação o caminho para a superação das carências populares, incorporando as grandes camadas da população na senda do progresso nacional.
Perguntas interessantes