História, perguntado por xandepower62, 9 meses atrás

A chegada da família real ao Brasil demonstra o objetivo de D. João VI em aprofundar os laços coloniais do Brasil com Portugal, impedindo a comercialização com outras nações. determina o rompimento do pacto colonial com a Abertura dos Portos – um passo importante em nosso processo de Independência. representa a fraqueza política de D. João VI que decide de forma impensada e desesperada fugir para a colônia brasileira. resulta no enfraquecimento da interferência inglesa no país, diante do rompimento das relações econômicas de Portugal com a Inglaterra.

Soluções para a tarefa

Respondido por kakarezendedovale
4

Resposta:Em 28 de janeiro de 1808, o então príncipe regente, d. João, ordenava na Bahia a abertura dos portos às nações amigas. Apesar de ter sido criada em caráter interino e provisório, as dimensões de tal medida afetaram substancialmente as relações entre Portugal e Brasil. Mas, o que de fato significou a abertura dos portos?

Para a compreensão do peso desse decreto é necessário retornar um pouco no tempo e perceber como ocorriam as ligações entre metrópole e colônia. A colonização da América, desde os primórdios, foi estabelecida tendo por base o cultivo de produtos essencialmente tropicais e altamente comercializáveis no mercado europeu, dentro de um sentido de produção complementar à economia metropolitana. Mais conhecido como Antigo Sistema Colonial, essa forma de colonização específica da época moderna, alicerçava-se em três pilares básicos: o exclusivo comercial, a escravidão e o tráfico negreiro, por meio dos quais a colônia era vista como um espaço propiciador para a acumulação primitiva de capital na Europa

Explicação:espero ter ajudado

Perguntas interessantes