História, perguntado por thalitasantannp6xrpm, 1 ano atrás

a charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada " primeira República".tal prática revela a

A) ignorância,por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascismo.

B) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos,as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.

C) facilidade de acesso á informação e propaganda política, permitindo,aos eleitores, a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.

D) A imparcialidade e a organização das eleições por parte do Estado brasileiro.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
746
Oi, tudo bom?

A alternativa correta é a letra B, que representa a prática conhecida como ''voto de cabresto''. Cabresto é um arreio utilizado na boca de animais como cavalos e burrxs para controlar a sua marcha, na charge o eleitor é representado justamente por um burrx sendo levado para a marcação, demonstrando a fragilidade das instituições republicanas e a falta de autonomia do cidadão quanto ao seu voto.

Bons estudos!
Respondido por lalabhz
214

Resposta:

B

Explicação: A charge da questão representa o “voto de cabresto”, como ficou conhecida a prática dos políticos na “Primeira República” em que os mesmos e seus aliados (coronéis que possuíam poder local) obrigavam os eleitores a votarem em seus candidatos para se manterem no poder. Isso ocorria porque, no período oligárquico, o voto não era secreto, sendo assim a população votava em quem seus chefes desejavam

Perguntas interessantes