A charge que abaixo se refere a uma das características da exploração do pau-brasil. A característica da exploração do pau-brasil retratada na charge é:
a) O pau-brasil era monopólio da Coroa Portuguesa.
b) A extração do pau-brasil era feito através do escambo.
c) O governo português cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído.
d) As feitorias serviam para armazenar o pau-brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta B
Explicação:
A mão de obra utilizada na extração do pau-brasil foi a indígena por meio do sistema de escambo, ou seja, a troca do trabalho por objetos de pouco valor como quinquilharias que encantavam os indígenas.
É correta a alternativa B, já que o que a charge demonstra é que um comerciante português está trocando diretamente um produto (um chaveiro) por outro (o Pau-Brasil), e esta modalidade de comércio que não ocorre por meio de uma moeda, mas sim por meio de uma troca direta de um bem por outro, é chamada de escambo.
Vale ressaltar, contudo, que a charge ajuda a difundir uma ideia sobre o escambo entre portugueses e nativos que é falsa e que pinta uma imagem negativa dos povos nativos: as trocas não eram entre coisas valiosas e "porcarias", mas sim entre coisas que para os nativos não tinham valor (como o Pau-Brasil) por coisas que para eles eram valiosas, como ferramentas de ferro. Neste sentido, as trocas eram mutuamente benéficas, já que com machados e outros objetos de ferro os nativos tinham grandes ganhos produtivos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/7238069