A charge mostra como os personagens irão passar o verão. Tal maneira é válida para os vírus, devido a algumas de suas características. A respeito dos vírus, pode-se afirmar:
A)Os vírus atendem as premissas fundamentais da teoria celular, por este motivo são considerados seres vivos.
B)Nas viroses humanas, como a sífilis, o tempo de incubação é o período compreendido entre o contágio e o desaparecimento dos sintomas.
C)Na estrutura molecular da grande maioria dos vírus o material genético será DNA ou RNA, sendo este envolvido por um capsídeo proteico.
D)Na gripe, o uso de antiobióticos contribui para a diminuição dos sintomas e, após alguns dias promove a cura definitiva da virose.
E)Na AIDS, o vírus utiliza a transcriptase reversa da célula para produzir uma molécula de RNA a partir do DNA viral.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
A - Errado. O vírus NÃO É considerado um organismo vivo, beleza?
Para ser vivo, entre outros fatores, o organismo tem que ser capaz de se REPRODUZIR E GERAR DESCENDENTES. Os vírus fazem apenas CÓPIAS e APENAS quando dentro de células hospedeiras (o que o torna um parasita intracelular obrigatório.
B - Errado. O tempo de incubação é o tempo que leva da exposição de um animal a um organismo patogênico (como as bactérias) e a manifestação dos primeiros sintomas da doença.
C - Correto! Na estrutura molecular da grande maioria dos vírus o material genético será DNA ou RNA, sendo este envolvido por um capsídeo proteico. O capsídeo SEMPRE vai existir nos vírus, e eles (os vírus) podem ou não ser envelopados. Os vírus podem ter material genético composto com RNA ou DNA.
D - Errado. Na gripe, o uso de antibióticos EM NADA contribui para acabar com as viroses. Os antibióticos são eficazes contra BACTÉRIAS, não vírus. As doenças virais, em sua maioria, são tratadas apenas com remédios para dor até que o corpo esteja forte o suficiente para expulsá-lo por meio do sistema imune.
E - Errado. Na AIDS, o vírus utiliza a transcriptase reversa da célula para produzir uma molécula de DNA a partir do RNA viral e este DNA integra-se ao DNA do hospedeiro. Por isso que pessoas afetadas pelo vírus do HIV não conseguem ter uma cura definitiva para a doença, uma vez que há partes de DNA viral em seu próprio DNA.
Os vírus não atendem as premissas fundamentais da teoria celular, além disso. A sífilis é uma doença bacteriana. A gripe é uma doença viral e os antibióticos só combatem bactérias. A AIDS tem RNA e a transcriptase reversa converte o RNA em DNA (alternativa C).
A maior dificuldade para tratar viroses
Existem drogas que combatem os vírus, mas são pouco eficazes, são os antivirais como aciclovir, zanamivir e amantadina, além disso, possuem efeitos colaterais muito graves.
Os vírus simplesmente somem e parasitam as células, os medicamentos simplesmente não conseguem atacar vírus pois eles não ficam livres.
Venha estudar mais sobre os vírus em:
https://brainly.com.br/tarefa/25868038