A charge é de 1979, ano em que João Figueiredo assumiu a Presidência da República. Sua dúvida em relação à roupa é uma alusão (A) ao estilo de vida de um homem, formado em quartéis militares e habituado à formalidade das cerimônias oficiais. (B) à oscilação, característica de seu governo, entre a defesa de posições ideológicas de direita e de esquerda. (C) à decisão de renunciar ao cargo, em meio ao conflito pelo poder entre distintos setores das Forças Armadas. (D) às denúncias de risco de golpe de esquerda, que atravessavam o país após o fim do regime militar. (E) às dificuldades da abertura política, cuja forma e ritmo provocavam tensões e divergências entre civis e militares.
Soluções para a tarefa
A charge faz alusão às dificuldades de
abertura politica, já que nesse período da ditadura os governos tinham proposto
uma abertura lenta e gradual da politica brasileira.
A pergunta com que roupa significa os meios que seriam
utilizados para a abertura, já que os militares ainda estavam muito temerosos com
os acontecimentos relacionados à guerra fria.
Esse foi um momento de grande expectativa no país, pois a ditadura já durava muito tempo, e população estava ansiosa pela volta a democracia.
Resposta:
Resposta correta: letra E - às dificuldades da abertura política, cuja forma e ritmo provocavam tensões e divergências entre civis e militares.
Explicação:
A abertura política do Brasil terminou em 1985 no Governo de João Figueiredo, marcando o final da ditadura. O presidente, ao vencer as eleições, prometeu restituir a democracia e iniciou vários processos de reforma política para que isso se realizasse. Tais medidas acabaram por agradar a sociedade em geral, mas deixaram alguns militares insatisfeitos. Estes provocaram vários atentados terroristas, sendo o mais conhecido o atentado Riocentro.