A charge de Millôr aponta para(A) a fragilidade dos princípios morais.(B) a defesa das convicções políticas.(C) a persuasão como estratégia de convencimento.(D) o predomínio do econômico sobre o ético.(E) o desrespeito às relações profissionais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A charge de Millôr aponta para a fragilidade dos preceitos morais. A ideia do autor é fazer uma crítica a esse movimento, indicando que essa atitude reflete o abandono dos preceitos éticos. Vamos analisar as alternativas:
(A) a fragilidade dos princípios morais.
Correto. Millôr é bastante claro ao demonstrar que sua crítica se direciona a fragilidade dos preceitos morais, quando expostos a interesses particulares. Veja que a ideia é ser irônico, e com isso criticar a troca de favores nos espaços públicos.
(B) a defesa das convicções políticas.
Falso. A defesa das convicções políticas não pode envolver a defesa também da corrução e do abandono dos princípios morais em nome de interesses próprios.
(C) a persuasão como estratégia de convencimento.
Falso. A persuasão não está sendo utilizada aqui. O que parece estar sendo utilizado é o interesse pessoal, seja econômico, seja político.
(D) o predomínio do econômico sobre o ético.
Falso. Embora isso ocorra, ou seja, a corrupção econômica seja um fato comum no cotidiano político, principalmente brasileiro, não é esse o tom da crítica de Millôr, que pode envolver quaisquer outros interesses que se contrapõem aos princípios éticos.
(E) o desrespeito às relações profissionais.
Falso. Não é esse o ponto de Millôr, como já discutimos anteriormente.
Sobre ética e história da ética, leia:
https://brainly.com.br/tarefa/18366015
Resposta: LETRA A. A FRAGILIDADE DOS PRINCÍPIOS MORAIS
Explicação: