A charge citada produzida no contexto das reflexões sobre o centenário da revolução russa, ironiza a difusão da servidão e ruralização da economia a partir do fechamento do país durante o governo do Czar Alexandre 2
Soluções para a tarefa
Sobre o tema Centenário da Revolução Russa, é correto o que se afirma na letra: B ) o despotismo czarista em relação aos operários, como foi o caso do massacre no chamado Domingo Sangrento de 1905.
Com base nos registros históricos, Nicolau II foi o último Czar da Rússia. Nesse sentido, ele era considerado um herdeiro da monarquia que vigorava na Rússia no início do século XX.
Desse modo, o despotismo era uma marca bastante forte no governo de Nicolau II. Como líder máximo da nação russa naquele momento, ele não aceitava quaisquer tipos de protestos contra o seu governo.
Nessa dimensão, a revolta de alguns operários em São Petersburgo foi o estopim para o surgimento de um conflito sangrento entre o despotismo czarista e aquela parte da população. Dessa forma, a charge ironiza o despotismo czarista em relação aos operários, a exemplo do que aconteceu no massacre conhecido como Domingo Sangrento (de 1905).
Segue o restante da pergunta:
A ) a difusão da servidão e ruralização da economia a partir do fechamento do país durante o governo do Czar Alexandre II.
B ) o despotismo czarista em relação aos operários, como foi o caso do massacre no chamado Domingo Sangrento de 1905.
C ) a proeminência da Igreja Católica Ortodoxa, principalmente do monge Rasputin, sobre os membros da família real czarista
D ) o domínio ideológico da burguesia no chamado Governo Provisório, que acarretou o empobrecimento de camponeses e operários.
E ) a insatisfação dos soldados combatentes da I Guerra Mundial, obrigados a lutar em condições precárias, enfrentando a fome e o frio.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/519786#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.3%2F5&text=O%20Czar%20Nicolau%20II%20foi,pelos%20revolucion%C3%A1rios%20da%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Russa.
Mantenha-se firme na luta!