História, perguntado por stefaniecastro, 7 meses atrás

A charge a seguir foi exposta e premiada no Salão do humor de Piracicaba, em 1979, e foi feita por Ivan Simões Saidenberg. Responda em seu caderno às questões a seguir.

a) quem era o presidente abordado na charge?

b) relacione a charge à crise do regime militar.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por heitorbasso
10

Resposta:

A) João Figueiredo era o presidente.

B)  O governo do general João Figueiredo na presidência da República foi o último do regime militar. O general João Figueiredo deu continuidade ao projeto iniciado no governo anterior de abertura do regime, como designado pelos militares de maneira «lenta, gradual e segura». Com essa lei foram revogadas as penalidades propostas nas legislações do regime militar como o exílio, a suspensão de direitos políticos, as aposentadorias compulsórias, dentre outras punições. As absolvições foram concedidas tanto aos militares que atuavam em favor do regime, quanto aos militantes de esquerda que se opuseram ao regime.  Dessa forma, os crimes cometidos pelos agentes do regime também não poderiam ser julgados.

A abertura política não contentava todas as parcelas das forças armadas e da extrema direita, e havia grupos que promoviam ataques terroristas para coibir a ação de grupos de esquerda. Bancas de jornal que vendiam impressos de esquerda eram atingidas por bombas lançadas por esses grupos. Em agosto de 1980, foram enviadas cartas-bombas para o dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil e para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, causando mortes e mutilações de funcionários dessas instituições. Dentre esses atentados o que mais se destacou foi o caso da explosão de uma bomba dentro do carro de militares, no Rio de Janeiro, onde se realizava a comemoração do dia do trabalhador, em 1981. Os militares foram inocentados, e o governo do general Figueiredo foi atingido por uma crise por causa desse atentado.

Fonte: Info Escola

Espero ter ajudado, atenciosamente, HeitorJB <3

Perguntas interessantes