A chamada transição do feudalismo para o capitalismo começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV, quando o sistema feudal entrou em crise. Sobre esse período, assinale a alternativa que apresenta todas as características CORRETAS:
a) grandes extensões de terras sob o controle do Senhor Feudal, mão de obra escrava, prática regular do comércio.
b) deslocamento de parte da mão de obra do campo para a cidade, surgimento da classe burguesa e crescente progresso das técnicas de produção.
c) queda da produção agrícola, total ausência de comércio, monarquia enfraquecida e poder exercido pelos Senhores Feudais.
d) produção de subsistência, trabalho servil, relações de suserania e vassalagem entre nobres e servos
desculpa eu sou meio burra mais eu presciso muitoo de ajuda pfv me ajude
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B.
Explicação:
a) FALSA. De fato, o senhor de terras possuía grandes extensões de terras. Mas a mão de obra não era escrava, e sim servil - não havia relação de posse entre o senhor feudal e o servo, mas sim entre o servo e a terra em que produzia. A prática do comércio era escassa, limitada, muito longe de algo regular.
b) VERDADEIRA. O final do feudalismo é marcado pelo início do êxodo rural. A classe burguesa desponta como um fruto do comércio que começava a tomar uma forma definitiva, e o avanço das técnicas de produção constituem o pilar do processo de cercamentos, que sepultou o feudalismo e deu início à propriedade privada.
c) FALSA. Houve, de fato, uma queda da produção agrícola causada pelo êxodo rural. Entretanto, o comércio, mesmo que primitivo, existia. É incorreto dizer que ele não existia. A monarquia, por outro lado, tomou força com o fim do feudalismo, concentrando para si o poder dos Senhores Feudais.
d) FALSA. As relações de suserania e vassalagem se davam entre senhores feudais e nobres, não entre servos.