A chamada tendência redentora na educação concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. Ou seja, a sociedade está "naturalmente" composta com todos os seus elementos; o que importa é integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas gerações), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram à sua margem. Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os indivíduos no todo social. Com esta compreensão, a educação como instância social que está voltada para a formação da personalidade dos indivíduos, para o desenvolvimento de suas habilidades e para a veiculação dos valores éticos necessários à convivência social, nada mais tem que fazer do que se estabelecer como redentora da sociedade, integrando harmonicamente os indivíduos no todo social já existente.
(Luckesi, Filosofia da Educação, capítulo 2 Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação)
Segundo o texto de Luckesi, é incorreto afirmar sobre a tendência redentora da educação:
Em vez de receber as interferências da sociedade, é ela que interfere, quase que de forma absoluta, nos destinos do todo social, curando-o de suas mazelas.
A educação deve "reforçar os laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social".
A educação, nesse sentido, tem por significado e finalidade não a adaptação do indivíduo à sociedade, mas sua transformação com base em ideais revolucionários.
Nesse contexto, a educação assume uma significativa margem de autonomia, na medida em que deve configurar e manter a conformação do corpo social.
A educação seria, assim, uma instância quase que exterior à sociedade, pois, de fora dela, contribui para o seu ordenamento e equilíbrio permanentes.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 32.5 pts
Chama-se racionalismo (do latim ratio = razão) o ponto de vista epistemológico que enxerga no pensamento, na razão, a principal fonte do conhecimento humano. Segundo o racionalismo, um conhecimento só merece realmente esse nome se for necessário e tiver validade universal. Se minha razão julga que deve ser assim, que não pode ser de outro modo e que, por isso, deve ser assim sempre e em toda parte, então (e só então), segundo o modo de ver do racionalismo, estamos lidando com um conhecimento autêntico. Ocorre algo assim quando, por exemplo, eu expresso o juízo "o todo é maior do que a parte" ou "todos os corpos são extensos". Em ambos os casos, percebo que deve ser assim e que a razão estaria se contradizendo se quisesse afirmar o contrário. E porque tem que ser assim é assim sempre e em toda parte. Esses juízos, portanto, possuem necessidade lógica e validade universal. Esta seria uma evidência de que a racionalidade chegaria a verdades sem o auxílio da experiência e que por ela mesma a razão pode gerar conhecimento.
Avalie as proposições abaixo:
O racionalismo defende a existência de ideias inatas, isto é, de ideias que já nasceram com o sujeito do conhecimento e que, portanto, não são adquiridas.
O racionalismo se fundamenta na afirmação de ideias a priori, sendo os a priori aquilo que é anterior à experiência.
Subjetivismo, idealismo e racionalismo a apriorismo possuem em linhas gerais as mesmas bases teóricas em relação à origem do conhecimento.
O racionalismo foi defendido por René Descartes em sua obra filosófica.
Toda a teoria racionalista está baseada na ideia segundo a qual todo conhecimento provém da experiência e do fundamento segundo o qual a mente, ao nascermos é uma tábula rasa, isto é, uma página em branco na qual os dados da experiência serão impressos.
Podemos afirmar que:
Todas são corretas.
Todas são falsas.
Somente I e II são corretas
Somente I, II, III e IV são corretas
I, II, III, IV são corretas e V é falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2- A educação, nesse sentido, tem por significado e finalidade não a adaptação do indivíduo à sociedade, mas sua transformação com base em ideais revolucionários.
3- I, II, III, IV são corretas e V é falsa.
Explicação:
1. Para Luckesi, é incorreto afirmar sobre a tendência redentora da educação: A educação, nesse sentido, tem por significado e finalidade não a adaptação do indivíduo à sociedade, mas sua transformação com base em ideais revolucionários.
2. Podemos afirmar sobre os racionalismo que: I, II, III, IV são corretas e V é falsa.
Luckesi e a tendência redentora da educação
Cipriano Carlos Luckesi (1943- ) é filósofo e educador brasileiro. Voltado principalmente para a análise da educação, distingue duas diferentes tendências pedagogias no Brasil :
- a tradicional: tecnicista
- progressista: libertadora, libertária e crítico-social
A tendência redentora da educação se enquadra na pedagogia progressista que entende a sociedade como um corpo harmonioso, onde a educação tem a função de integrar todos indivíduos numa vida equilibrada, sem que redima ou reproduza o meio em que vive.
O conhecimento no racionalismo
O racionalismo é uma corrente de pensamento que entende que é a razão, o pensamento, a origem do conhecimento verdadeiro, universalmente válidos e logicamente coerentes.
Para os Racionalistas como Descartes, o ponto de partida para o conhecimento são ideias inatas, afirmando que certos conhecimentos são fundamentais, como a razão.
Aprenda mais sobre Luckesi e a tendência redentora da educação em: brainly.com.br/tarefa/22246523
Aprenda mais sobre O conhecimento no racionalismo em: brainly.com.br/tarefa/136963
#SPJ2