A chamada Revolta de Beckman, no Maranhão (1684), ilustra uma realidade produzida pelas peculiaridades do sistema colonial no Brasil. Sobre essa revolta é correto afirmar: *
a) a Companhia de Comércio do Maranhão, criada em 1682, deveria controlar as atividades comerciais no Maranhão, essa companhia de comércio tinha por obrigação fornecer uma leva mínima de quinhentos escravos africanos por ano e oferecer gêneros alimentícios importados ao comércio local.
b) Na medida em que a Companhia não cumpriu o papel de fornecer escravos e produtos para a população local, moradores da cidade de São Luis, sob a liderança dos irmãos Manuel e Tomás Beckman, invadiram os depósitos da companhia e passaram a controlar o governo local. Insatisfeitos com a atuação da Companhia, os revoltosos assumiram o governo provisoriamente até que o impasse fosse finalmente resolvido.
c) para que a rebelião fosse encerrada, o governo de Portugal nomeou outro governador para controlar o Estado do Maranhão. Chegando à região em maio de 1685, o novo representante ordenou que os principais líderes do movimento fossem presos e determinou a execução de Jorge Sampaio e Manuel Beckman; extinguiu a companhia de Comércio do Maranhão e voltou a permitir a escravização dos indígenas agradando aos colonos.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: A
Explicação: só confia ;-; , eu não tenho explicação mais eu fui eliminando as possíveis respostas e só restou essa aí
felipegffspro:
Não coloca essa resposta, ela está errada
Respondido por
1
Resposta:
1-a 2-b
Explicação:
fiz no class
Perguntas interessantes