A chamada “resistência” do seu chuveiro queimou e você foi comprar uma nova. O atendente lhe deu duas opções: uma com dois resistores em série e outra com dois resistores em paralelo, disse também que tanto faz qual você levasse que o efeito seria o mesmo. Qual você levou e por quê?
Soluções para a tarefa
A "resistência" que possui os dois resistores em Paralelo.
Porque caso, um dos resistores queime, o chuveiro ainda funcionará, afinal os resistores em paralelo, têm sua resistência maior que a resistência equivalente.
Explicação:
Caso fossem os resistores em série, quando um queimasse o outro também queimaria já que os resistores em série isolados têm sua resistência menor que a resistência equivalente quando associados.
Vamos a um exemplo teórico:
A fórmula da resistência equivalente em série é:
Vamos assumir, que os resistores sejam de igual valor
Portanto, posso dizer que tanto o R2 é o próprio R1.
Assim, posso dizer que a nossa fórmula para a resistência equivalente em série nessa questão pode ser:
Substituindo:
Observe que cada resistor em série foi de 2 ohms e a resistência equivalente foi de 4 ohms. Ou seja, supondo que o chuveiro elétrico precise de uma resistência de 4 ohms para funcionar, se um dos resistores em série queimar, a resistência que ficará será de 2 ohms e esta irá queimar logo em seguida.
Para a mesma resistência equivalente em paralelo, vamos observar os valores das resistências dos resistores isolados.
A fórmula para calcular a resistência equivalente é:
Substituindo o valor da resistência equivalente (4 ohms):
Observe que a resistência equivalente em paralelo é a mesma resistência equivalente em série. Entretanto cada resistor isolado paralelamente tem valor maior que o da própria resistência equivalente.
Assim, se um dos resistores queimar, o chuveiro que necessita de 4 ohms no nosso exemplo, ainda funcionará, afinal o resistor isolado em parelelo é de 8 ohms.
Espero que eu tenha ajudado.
Bons estudos