A chamada economia informal vem crescendo acima do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela cresceu 8,7% em 2007 e até junho de 2008 – último dado disponível – havia avançado 4,7%. Embora até hoje não haja qualquer cálculo confiável e definitivo que mostre o tamanho da informalidade no país, o estudo da FGV procura fazer um acompanhamento dos rastros deixados por ela para mapear o comportamento em relação ao PIB. A FGV monitora indicadores que influenciam de forma indireta o desempenho da informalidade – entre eles, carga tributária, exportações, corrupção e nível de atividade. Segundo o levantamento, em 2005, a informalidade cresceu 10,8%; no mesmo ano, o PIB teve alta de 3,1%. Em 2006, a informalidade subiu 4,1%; o PIB, por sua vez, teve alta de 3,7%.
Fonte: Acesso em 08 abr. 2016
Pela primeira vez em 12 anos – desde que a pesquisa é realizada – o tamanho da economia informal em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) parou de encolher em 2015. Muito além do que um indicador, o número apresenta uma tendência do mercado. A previsão para os próximos anos é de uma mudança no cenário com crescimento do mercado informal. Indicadores como o aumento da inflação e do desemprego e a dificuldade de acesso ao crédito prejudicam a redução deste mercado.
Fonte: Acesso em 08 abr. 2016 (adaptado)
Os dois textos acima se referem a diferentes momentos da economia brasileira. De acordo com o texto, com o cálculo do PIB e das informações sobre a economia informal, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A economia informal voltou a crescer devido à redução do crescimento do PIB e do aumento da taxa de desemprego.
II. ( ) A economia informal cresceu nos anos anteriores porque houve melhorias na economia como crescimento econômico e modernização da economia.
III. ( ) Com a evolução do sistema de arrecadação, como as notas fiscais eletrônicas, o mercado informal reduziu nos anos anteriores.
IV. ( ) A economia informal prejudica as empresas que pagam os tributos, uma vez que a economia informal não é tributada, reduzindo o incentivo aos investimentos no setor formal.
A sequência correta é:
A
V, F, V, V
B
V, F, V, F
C
V, F, F, V
D
F, V, F, V
E
F, F, V, F
judyschenkel76:
Por favor me ajudem, URGENTE!
V, F, V, V
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Finalizei a Apol -Correta Letra A
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás