a chamada década perdida 1980
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os anos 80 se tornaram conhecidos pelos historiadores e pesquisadores como a década perdida. É bastante comum vermos intelectuais e estudiosos, sejam eles da esfera política e até artística, se referirem aos anos 80 como “os anos perdidos” ou “a década perdida”.
Por quais motivos esse período, quase no final do século XX, recebe essa alcunha tão negativa?
Os anos 1980 são chamados de “a década perdida” devido a uma crise econômica que atingiu vários países. Tal crise resultou em altos índices de desemprego e queda de consumo.
Após 1979, o Brasil ainda estava sob a égide da ditadura militar. Nesse período conturbado, o país herdou os elevados índices de endividamento ocasionados por planos econômicos de anos anteriores. Além disso, os efeitos do chamado “milagre econômico”, que durou de 1968 a 1973, já haviam passado. Os anos 80 chegaram conduzindo a nossa economia para a estagnação, pois ela não conseguia se adaptar aos modelos econômicos mundiais, que estavam caminhando a passos largos para as diretrizes da política neoliberalista.
Devido a planos econômicos equivocados dos governos de alguns países latino-americanos, a crise econômica chegou com força logo nos anos iniciais da década de 80.
Explicação:
Os reflexos desse entrave na economia geraram:
– Desemprego
– Queda de consumo
– Aumento da dívida externa
– Declínio do Produto Interno Bruto (PIB), que corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região, em um determinado período
– Desequilíbrio da balança comercial
– Submissão diante das exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI)
– Aumento da inflação