A chamada área de recursos humanos adotou mais recentemente a nomenclatura de gestão de pessoas. Referindo-se às modificações no mundo do trabalho e nos modelos de gestão de pessoas no Brasil, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
A fase administrativa ou sindicalista criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho, na medida em que é berço de modificações movidas pelas bases trabalhadoras, implementou o movimento sindical. Pretendia-se transferir a ênfase em procedimentos burocráticos e operacionais para as responsabilidades de ordem mais humanísticas, voltadas para os indivíduos e suas relações.
A fase contábil, pioneira da gestão de pessoal, caracterizava-se pela preocupação existente os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos exclusivamente sob o enfoque contábil: comprava-se mão de obra e, portanto, as entradas e saídas provenientes desta conta deveriam ser registradas contabilmente.
A fase estratégica foi demarcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações. Nessa fase, são registradas as primeiras preocupações de longo prazo da empresa para com seus empregados. Iniciou-se nova alavancagem organizacional do cargo de gerente de recursos humanos, que, de posição gerencial, em nível ainda tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico das organizações
A fase tecnicista foi a que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de Rh ao status orgânico de gerência. Nessa fase que o RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios, entre outros. Nessa fase ocorre a modificação na denominação e na responsabilidade do chamado gerente de relações industriais, chamado de gerente de recursos humanos.
A fase legal registrou o aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional cuja preocupação estava centrada no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Com relação às fases evolutivas de gestão de pessoas, a alternativa que apresenta informações incorretas é a alternativa C.
Fases Evolutivas de Gestão de Pessoas
A área de gestão de pessoas, conhecida como área de recursos humanos, apresenta cinco fases evolutivas, que representam o desenvolvimento da gestão dentro das empresas com o passar dos anos.
As fases evolutivas são:
- Fase Contábil - fase datada anteriormente à década de 1930. Possuía como única preocupação os custos que a empresa poderia apresentar, onde o trabalhador era visto como um dado contábil dentro desse conjunto de custos.
- Fase Legal - fase situada entre as décadas de 1930 e 1950. A preocupação continuava centrada nos custos da empresa, mas agora existia um chefe de pessoal, cuja responsabilidade era controlar o cumprimento das leis trabalhistas.
- Fase Tecnicista - fase situada entre as décadas de 1950 e 1965. Surge um novo cargo dentro das empresas, o de gerente pessoal, responsável pelo recrutamento e treinamento dos trabalhadores, além de fiscalizar a higiene e segurança na área de trabalho.
- Fase Administrativa - fase situada entre as décadas de 1965 e 1985. Ocorre o crescimento dos movimentos sindicalistas em busca dos direitos do trabalhador em diversos setores. Surge o cargo de gerente de RH, responsável pelas relações estabelecidas entre funcionários e sindicatos.
- Fase Estratégica - fase que inicia em 1985 e se estende até os dias atuais. Marcada pela participação estratégica e efetiva do RH no planejamento da empresa, visando resultados positivos.
Conheça mais sobre Gestão de Pessoas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51374748
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás