História, perguntado por jessicalopes19p9tk4h, 11 meses atrás

a cerâmica na vida dos ancestrais

Soluções para a tarefa

Respondido por Burradmaiz
1
Cerâmica no Período Neolítico

No período Neolítico, o último período da Pré-História e também conhecido como a Idade da Pedra Polida, nome adotado devido a técnica utilizada para construir armas e instrumentos utilizando-se das pedras polidas mediante atrito e, também,  período que se deu o início da agricultura e da domesticação dos animais, a cerâmica passa a ser produzida não somente como peças utilitárias, mas também, através do artista do Neolítico,  inicia-se uma preocupação com a beleza dacerâmica.

Outras técnicas  foram sendo criadas nesse período, entre elas estavam as esculturas de metal. Mas para que elas fossem produzidas, primeiramente, utilizava-se de um modelo feito de cerâmica, como se fosse uma forma de barro. Dentro dessa forma, era despejado o metal já derretido nos fornos e, quando o ferro fundido, dentro da forma de cerâmica, estivesse bem frio, era então quebrada a forma e ali surgia  a escultura desejada pelo artista.


Uma das histórias sobre o início dacerâmica, se diz que os homens ao pisarem na terra molhada observou que ali ficavam as marcas de seus pés e, quando essa terra secava, ali ficavam conservadas as suas marcas e também o formato dos pés.  “A argila úmida é macia e maleável. Talvez tenham imaginado que esse material poderia ser apropriado para fazer objetos.”  Mas havia um problema, como tornar esse produto um pouco mais resistente?

Foi então que resolveram fazer a queima da argila, ou seja, se ao secar a terra a forma já aparecia, quem sabe se a sua secagem fosse mais forte, com fogo, poderia ter mais resistência. Percebe-se então que o fogo é fundamental para que a argila tivesse uma consistência mais endurecida e assim aos poucos foram trabalhando com mais produtos de utilidades domésticas, bem como desenvolvendo produtos criativos com a argila, agora pensando em sua beleza.

A arte da cerâmica foi sendo desenvolvida em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo. Tantos nos países ocidentais como orientais. “Na China e no Egito, por exemplo, a utilização da cerâmica remonta a mais de cinco mil anos. Nas tumbas dos faraós do Antigo Egito, vários vasos de cerâmica continham vinho, óleos e perfumes para fins religiosos.”

EGITO

No Egito a religião é um dos aspectos mais importantes de sua cultura. Ela  “invadiu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, consequentemente, orientando toda a produção artística desse povo”
Como os egípcios acreditavam em uma vida após a morte e que essa vida é a mais importante do que as que vivem no presente, muito de suas artes eram voltadas para esse momento da morte, dessa passagem. Assim, “a arte egípcia concretizou-se, desde o início nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados junto aos mortos”.(PROENÇA, G.  p. 17).

GRÉCIA

Na Grécia, país dedicado a beleza e estética, as pinturas aparem como elemento de decoração. Painéis, paredes das construções, templos eram pintados como forma de beleza e também de transmissão da cultura.  A pintura grega também se manifestou através da arte da cerâmica. “Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio da forma, mas também pela harmonia entre os desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação”. (PROENÇA, G. p. 32).

Os vasos pintados serviam para rituais religiosos, bem como eram utilizados como recipientes para guardar água, azeite, vinho e demais tipos de mantimentos. Mas com o desenvolvimento da produção dos mesmos e da criatividade, eles passaram a ter o seu valor artístico.


China

Quando se trata desse assuntocerâmica, porcelanas, a China  é referência no assunto desde o início e até os dias de hoje. “A história dacerâmica chinesa é uma contínua experimentação de materiais, técnicas de cozedura e processos de decoração, encaminhada para uma produção cada vez mais bonita, variada e perfeita”.

Assim, como em outras regiões, no período Neolítico a China produzia peças de cerâmica utilitárias, algumas sem ornamentação e outras decoradas “através da aplicação de pigmentos naturais em vermelho e preto que podiam reproduzir motivos esquemáticos, abstratos e de animais. A produção da cerâmicadoméstica manteve-se durante a idade do Bronze e já na época Qin e, sobretudo na Han, as técnicas da olaria foram utilizadas para criar formas muito variadas, figuras humanas, maquetes arquitetônicas, que faziam parte dos mobiliários funerários”.
Perguntas interessantes