A cenoura é uma das principais hortaliças consumidas no Brasil, pois, além de possuir um sabor agradável muito apreciado, é uma grande fonte de carotenoides, fibras, vitaminas, minerais e outros componentes bioativos, dos quais o de maior destaque é o β-caroteno.
Alguns processamentos realizados durante a colheita agregam valor ao produto final. Assim, também permitem que certas partes da cenoura não sejam descartadas ou recusadas pelo consumidor, que costuma preferir raízes cilíndricas, lisas, sem raízes laterais ou secundárias, uniformes, com coloração alaranjada intensa e ausência de pigmentação verde ou roxa na parte superior.
Na Fazenda Carrot, Dona Carolina está com dificuldades na colheita e você, como profissional da área, deve ajudá-la a identificar os problemas. Confira mais detalhes a seguir.
A partir desse cenário, responda:
a) O que deixou os ombros da cenoura roxo-esverdeados?
b) Por que em algumas caixas as cenouras apresentavam rachaduras?
Soluções para a tarefa
Resposta & Explicação:
A-O ombro verde ou roxo é causado pela luz do sol que incide diretamente na raiz. Chuvas torrenciais que ocorrem durante a estação de cultivo pode retirar o solo que cobre as raízes expondo-as ao sol.
B-As rachaduras são causadas por irregularidades no regime hídrico, como por exemplo falta de água seguida por excesso súbito de irrigação.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) A parte superior da cenoura está com a cor roxo-esverdeada, pois houve rebaixamento dos canteiros e exposição aos raios solares, que acabaram “queimando” os ombros da cenoura que ficam expostos, ou seja, fora do solo. As intensas chuvas lixiviaram a camada superficial do solo e acabaram expondo a região afetada. Este fator não é só estético; também prejudica a comercialização, pois as cenouras ficam amargas nesta porção. O pigmento verde é a clorofila ativada.
b) Em geral, rachaduras são causadas por irregularidades no regime hídrico. A cenoura necessita de uma fonte de água uniforme. Quando o solo não está úmido, a raiz principal desenvolve inúmeras raízes secundárias para auxiliar na absorção de água. Depois, se ocorrer excesso de água (chuvas intensas), as raízes absorverão grande quantidade de água e a pressão interna é tão grande que dividem ou racham no sentido do comprimento. Isso é mais comum quando as raízes estão próximas de serem colhidas.