Administração, perguntado por lpless, 1 ano atrás

A cena se repete uma vez por mes, as 8h30, pouco depois do café da manha na fabrica da Duloren, em Vigário Geral, subúrbio do Rio de Janeiro, um grupo de 30 operárias se concentra no pátio para fazer reclamações, pedidos e recomendações

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
2

a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.

A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:

Entre elas, em pé, vestido com suas indefectíveis calças jeans e camiseta de malha, está Roni Argalji, de 53 anos, dono e presidente da Duloren, a segunda maior fabricante de lingerie do Brasil, atrás apenas da DeMillus. O encontro é um misto de assembléia e preleção militar.  

Ao mesmo tempo que ouve as queixas e atende às reivindicações, Argalji também grita e pode disparar impropérios se contrariado, por exemplo, sobre os resultados obtidos nas semanas anteriores.  

Seu método com as funcionárias não é a única peculiaridade em seu estilo de gestão. Israelense, filho de um libanês que vendia ternos no centro do Rio de Janeiro na década de 60, Argalji segue a cartilha que aprendeu desde criança.  

Ele viu o pai fundar e administrar a Duloren baseado apenas na intuição. Apesar de formado em economia e administração, Argalji também despreza os manuais e só confia no próprio julgamento. ‘Meu manual de gestão é a minha cabeça’, diz ele”.  

A atitude de Roni Argalji é centralizadora, significando que a autoridade para tomar as decisões está centrada no topo da organização, ou seja, nele mesmo.

PORQUE

Ele não delega decisões aos níveis mais baixos da organização, focando no que seria mais importante, o seu próprio julgamento.

Assinale a alternativa que mais se adequa ao que foi apontado acima:

a. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.

b. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda não justifica a primeira.

c. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

e. As duas afirmações são falsas.

Roni Argalji apresenta uma atitude bastante centralizadora, ou seja, é ele quem centraliza a autoridade para a tomada de decisões. Ele não delega decisões para os demais níveis da organização. Apenas foca no seu pensamento, que ele acredita ser o mais importante.

A segunda afirmativa justifica a primeira ao completar a ideia do centralizador, exemplificando que ele não delega decisões e confia apenas em seu próprio julgamento.

Bons estudos!

Perguntas interessantes