A cena representada na xilogravura Chuva, de Oswaldo Goeldi, sugere uma história. Com base nos detalhes que você observou durante a aula – o lugar, o momento, a personagem –, imagine essa história e escreva-a.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
swaldo Goeldi (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1895 – idem 1961). Gravador, desenhista, ilustrador e professor. Aplicando técnicas como a xilogravura e a litografia, Oswaldo Goeldi alcança expressividade sombria com temas mórbidos em seus desenhos.
Muda-se para Belém, Pará, com 1 ano, onde vive até os 6 anos, quando a família se transfere para Berna, na Suíça. Ingressa no curso de engenharia da Escola Politécnica de Zurique, em 1914, mas interrompe os estudos em razão da convocação para a 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Em 1917, após a morte do pai, abandona a engenharia, transfere-se para Genebra e passa seis meses na École des Arts et Métiers [Escola de Artes e Ofícios]. Abandona o curso por julgá-lo acadêmico demais e faz aulas no ateliê dos pintores suíços Serge Pahnke (1875-1950) e Henri van Muyden (1860-1936). A primeira exposição individual (1917) na Galeria Wyss, em Berna, promove o encontro com a obra do ilustrador austríaco Alfred Kubin (1877-1959), grande influência artística e com quem se corresponde por vários anos. O contato é decisivo para a formação de Goeldi, que se interessa pelo aspecto imaginativo e sombrio das cenas de Kubin. Os desenhos do período, ambientados em cenários aterradores, incorporam temas mórbidos. Nessa década, aproxima-se do pintor suíço Hermann Kümmerly (1897-1964) e faz as primeiras litografias.