A célula é a menor parte dos seres vivos, possui formas e funções específicas além de possuir capacidade de autoduplicação independente. Existem somente dois tipos básicos de células: inicialmente temos os procariontes, e em seguida surgem os eucariontes que se desenvolveram a partir destas primeiras. No interior das células eucariontes, é possível observar compartimentos denominados de organelas, que por sua vez possuem estruturas diferentes e funções específicas. Há também algumas células diferenciadas, por exemplo, as hemácias e as células musculares.
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
1) Com base nos materiais da disciplina e nos materiais disponibilizados, responda o que se pede nos itens a seguir:
a) Preencha o nome das organelas da célula eucarionte.
b) Descreva a(s) função(ões) das organelas que você nomeou na figura do item “a”.
O ser humano consome os alimentos que passam por reações bioquímicas e os transformam em energia em forma de ATP. A molécula ATP (adenosina trifosfato) pode ser considerada como sendo uma moeda internacional de fornecimento de energia para todas as células eucariontes. Essa molécula armazena energia por meio das ligações dos grupamentos fosfato, e nas células, existem uma dinâmica que quebram essas ligações fornecendo energia térmica.
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
2) Descreva quais são os substratos, extraídos dos alimentos, que dão origem ao ATP. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
Na célula muscular estriada esquelética há um arranjo de filamentos de actina e demais proteínas, principalmente, a miosina. Essas estruturas interagem entre si e por fim dão origem ao movimento muscular.
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
3) Diante dessas informações, descreva de forma resumida como ocorre a base da contração muscular. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
Soluções para a tarefa
1 – a) As organelas presentes na célula eucarionte são as seguintes: mitocôndrias, complexo de golgi, lisossomos, peroxissomos e organoplastos.
b) Mitocôndrias: realiza a respiração celular.
Complexo de Golgi: realiza a processamento e o armazenamento dos produtos sintetizados.
Lisossomos: realiza a degradação de partículas e de substâncias relacionadas com o vacúolo alimentar.
Peroxissomos: colaboram no metabolismo do peróxido de hidrogênio.
Organoplastos: apresenta funções relacionadas com o armazenamento de substâncias.
2 – O ATP, ou trifosfato de adenosina se forma pela adenosina, em que o nucleosídeo constituído de uma base nitrogenada de adenina e de açúcar ribose.
3 – A contração muscular é o deslizamento da actina sobre a miosina das células, que acontece através do sistema nervoso e do axônio.
Bons estudos!
Resposta:1lisossomo2membrana3reticulo endoplasmatico4complexo de golgi5mitocondrias
Explicação:verificando atentamente....