Biologia, perguntado por jpjojao, 8 meses atrás

A célula animal é desprovida de uma membrana celulósica rígida, como acontece com as células vegetais. Desse modo, no hialoplasma da célula animal, existem vários tipos de fibras proteicas em diversas direções, que lhe conferem consistência e firmeza, compondo o citoesqueleto. Sobre os elementos deste e os movimentos de que eles participam, assinale a alternativa correta.

a) Os microtúbulos são encontrados apenas no citoplasma periférico de células eucarióticas animais; são constituídos de proteína tubulina, são finos, flexíveis e estáveis, envolvendo-se, por exemplo, na movimentação das células brancas do sangue e na fagocitose de corpos estranhos, que essas células executam.

b) Os filamentos de actina, filamentos grossos, tubulares, rígidos e constituídos de moléculas da proteína contrátil, actina, estão envolvidos na formação do fuso de divisão celular ou c durante a divisão celular

c) A associação de proteínas motoras aos filamentos de actina constituídos por tubulina permite que organelas sejam deslocadas pelo interior das células. As proteínas motoras ligam-se, de um lado, aos filamentos de actina e do outro, à organela, que será transportada, permitindo seu deslocamento.

d) Os filamentos intermediários, encontram-se no citoplasma de células eucarióticas animais, como, por exemplo, nas células que revestem a camada mais externa da pele, conhecidos como filamento intermediário de queratina, cuja função é impedir que essas células se rompam ou se separem, quando submetidas a um esticamento

Soluções para a tarefa

Respondido por julianasribeirocouto
9

Resposta: D

Explicação: Os filamentos intermediários tem aproximadamente de 8 a 12 nanometros. É formada por um grupo de proteínas fibrilares queratina, vimentina é desmina. É encontrada em maior quantidade em células que sofre estresse mecânico tornando as mais resistente.

Respondido por jullia191201
2

Resposta:

Faltou uma alternativa.A resposta seria a letra E

Explicação:

e)Nas células musculares, os microfilamentos de actina associam-se a filamentos mais grossos, e também contráteis, de miosina. A interação da actina com a miosina possibilita a contração suave, lenta e rítmica do intestino, denominada de peristaltismo, que possibilita o deslocamento do bolo alimentar nele contido.

Fonte:

Blog do Djalma Santos(O Brainly não deixa disponibilizar o link)

Perguntas interessantes