a cecilia tem cuidado parental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Em algumas espécies de cecílias, parentes vermiformes dos sapos, os filhotes se alimentam da pele modificada de suas mães. Este tipo de comportamento não era conhecido entre os anfíbios.
Elas se parecem com minhocas, têm tentáculos na cabeça como caramujos e se chamam cobras-cegas. Conhecidas também como cecílias (do latim cecus, que quer dizer cego), são na verdade anfíbios, parentes dos sapos. De hábitos fossórios (subterrâneos) e por isso pouco conhecidos, esses animais ocultam surpresas. Uma equipe internacional que inclui os pesquisadores brasileiros Marta Antoniazzi e Carlos Jared, do Instituto Butantan, descreveu na revista científica Nature (440, 13 de abril) uma forma de cuidado parental inédita: a pele alterada das mães serve de alimento para seus filhotes recém-nascidos. “Não se conhecia nada parecido na classe Amphibia”, diz Célio Haddad, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.
O artigo trata de uma cecília africana, a espécie Boulengerula taitanus. Porém, a semente inicial foi a observação da espécie brasileira Siphonops annulatus, por Carlos Jared e colegas em meados de 1993, durante trabalho de campo na Mata Atlântica do sul da Bahia. A equipe brasileira notou que durante o cuidado parental as fêmeas, que em geral são de cor chumbo-escuro brilhante, se tornavam esbranquiçadas e foscas. Como os pesquisadores já haviam observado que os filhotes ficam sempre perto da mãe, sua primeira suposição foi de que elas secretavam alguma substância cujo odor atrairia sua prole. Não era um chute à toa: o palpite vinha do estudo de outro animal, a anfisbena ou cobra-de-duas-cabeças, que apesar da semelhança com as cecílias é na verdade um réptil. Jared já tinha demonstrado que as anfisbenas se comunicam por meio de secreções odoríferas.