A causa mais frequente de lesão hepática induzida por drogas é a overdose acidental ou intencional com o paracetamol (APAP), um analgesico e antipirético de fácil acesso. A patogênese de lesão hepática causada pelo APAP resulta na morte massiva de hepatócitos por necrose, culminando consequentemente em falência hepática aguda. É interessante ressaltar que os danos causados ao fígado pelo APAP continuam se propagando mesmo quando as concentrações plasmaticas dessa droga atingem níveis proximos ao limiar de detecção. A partir do conhecimento e da leitura a respeito dd junçoes celulares, elabore uma explicação bem detalhada a respeito do mecaanismo biofisico envolvido na lesao hepatica por APAP. A resposta devera ser fundamentada utilizando o livro Biologia molecular da Célula, Alberts & Co.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O mecanismo biofísico de lesão de hepatócitos a partir da overdose acidental ou intencional com o paracetamol (APAP), se dá por mecanismo de necrose.
Observa-se que o mecanismo necrótico, ocorre mediante a ausência de fatores essenciais para a manutenção do equilibrio celular, o que é compreendido a partir da ausência de oxigênio ou fatores essenciais a célula, resultando no impedimento da divisão celular, podendo ser de forma reversível ou irreversíveil, conforme o grau de intensidade.
Perguntas interessantes