Português, perguntado por alinebrazp, 10 meses atrás

A categoria do tempo verbal marca a relação temporal entre o acontecimento e o ato de fala. Assim, tem-se o presente, o pretérito (passado) e o futuro. Assim sendo, analise os verbos presentes no poema a seguir, na sequência leia e analise as alternativas e assinale a que apresenta apenas informações corretas quanto à categoria de tempo verbal.

Mascarados (Cora Coralina)

Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.

Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019
Alternativas
Alternativa 1:
Os verbos "seja" e "semeia" aparecem no tempo presente e no modo imperativo, enquanto "semeador" está no infinitivo.

Alternativa 2:
A locução verbal "tinha colhido" é formada pelo verbo auxiliar mais um verbo no particípio, o qual aparece no futuro do presente.

Alternativa 3:
A locução verbal "tinha colhido" pode ser substituída, sem prejuízo de sentidos, pelo verbo "colhe", pois se trata de uma ação atual do semeador.

Alternativa 4:
No poema, prevalecem, nos primeiros oito versos, verbos no pretérito, no entanto, nos cinco últimos versos os verbos aparecem no tempo presente.

Alternativa 5:
No poema, prevalecem, nos primeiros oito versos, verbos no pretérito, no entanto, nos cinco últimos versos os verbos aparecem no presente e se dirigem a terceira pessoa do singular

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

1: Falso - Os verbos "seja" e "semeia" aparecem no modo imperativo afirmativo. Não estão no tempo presente.

Além disso, "semeador" não é verbo, mas substantivo.

2: Falso - A locução verbal "tinha colhido" é formada pelo verbo auxiliar (tinha) mais um verbo no particípio (colhido). Porém, o verbo auxiliar está no pretérito imperfeito, não no futuro do presente.

3: Falso - A locução verbal "tinha colhido" pode ser substituída, sem prejuízo de sentidos, pelo verbo "colheu", pois se trata de uma ação passada do semeador.

4: Falso - No poema, prevalecem, nos primeiros oito versos, verbos no pretérito. Porém, nos cinco últimos versos, os verbos aparecem no imperativo afirmativo ("seja", "semeia").

5: Falso - É o mesmo motivo apresentado no item 4.

Perguntas interessantes