História, perguntado por lalajovittap4z9ob, 6 meses atrás

A Catedral de Pisa, dedicada à Virgem Maria, é um templo católico da Itália, localizado na cidade de Pisa. É a sede da Arquidiocese de Pisa e o maior exemplo de um determinado estilo arquitetônico.

Figura: Catedral de Pisa, Itália (1064-1118)

Analisando a imagem e a descrição, qual a característica mais marcante nas fachadas e a qual estilo arquitetônico da Idade média pertence a Catedral de Pisa?

Escolha uma:
a. Geometrismo - Estilo Art Decó. Incorreto
b. Poucas aberturas – Estilo Românico.
c. Extremo requinte - Estilo Barroco.
d. Grandes aberturas - Estilo Neogótico.
e. Arcos ogivais - Estilo Gótico.

Soluções para a tarefa

Respondido por julianaoliveira339
1

Resposta:

Explicação:

e. Arcos ogivais - Estilo Gótico.

Arquitetura gótica é um estilo arquitetónico que é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista. Teve seu início no norte da França entre os anos 1050 e 1100, originalmente chamando-se "Obra Francesa" (Opus Francigenum), embora a Catedral de Dublim, na Irlanda, fundada no ano 1030, já possa ser classificada como pré-gótica. O termo "gótico" só apareceu na época do Iluminismo nos séculos XVII e XVIII como um insulto estilístico, já que, para os iluministas, a arte gótica era bárbara, sendo tipicamente Medieval. A palavra "gótico" é em referência aos godos, povo bárbaro germano.[1]

Suas características mais proeminentes incluíam o uso da arco em ogiva, abóbada em cruzaria e do arcobotante. Esses detalhes estruturais permitiam que o peso do teto fosse melhor distribuído para pilares mais esguios, dando maior altura e retirando a função estrutural das paredes, possibilitando espaços para grandes janelas,[2][3] essa liberdade possibilitou uma característica importante das igrejas góticas que foi o uso extensivo de vitrais, e a rosácea, para trazer luz e cor para o interior. Outra característica era o uso de estatuária realista no exterior, particularmente sobre os portais, para ilustrar histórias bíblicas para os paroquianos em grande parte analfabetos. Algumas dessas tecnologias já existiam na arquitetura românica, mas elas foram usadas ​​de formas mais inovadoras e mais extensivamente na arquitetura gótica para tornar os edifícios mais altos, mais leves e mais fortes.

Perguntas interessantes